Lifestyle

Cãibras nas pernas? Atenção, pode ser sintoma de uma doença grave e que mata

3 Junho, 2024

Pernas

Uma simples cãibra pode ser o primeiro sintoma de uma doença grave e fatal. Fique alerta, se costuma senti-las com alguma frequência, mesmo quando faz coisas simples como caminhar ou subir escadas.

Uma simples cãibra pode, mesmo, ser o primeiro sintoma de uma doença grave. As cãibras parecem, invariavelmente, uma coisa algo inofensiva. Um pico de dor intensa, provocado muitas vezes por um intenso esforço físico, mas que se resolve em poucos minutos com um correto alongar do músculo.

O que poucos sabem é que a cãibra pode ser o sinal de que algo não vai bem com o nosso corpo. Pode mesmo ser um sintoma de uma doença grave e fatal. A cãibra pode ser um sinal de que a pessoa sofre de Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAP). Nada mais significa do que uma obstrução das artérias da perna. Isto dificulta a circulação do sangue pelo membro e, a falta de oxigénio no músculo, que disso resulta, pode mesmo precipitar (além de muita dor) gangrena e úlceras.

A DAP “caracteriza-se pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores. É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral). Assim, nas pessoas com doença arterial periférica, o risco de morte aumenta até 25%”, explica o site Hospital da Luz.

Ou seja, uma cãibra dolorosa nos gémeos, por exemplo, após certas atividades, como caminhar ou subir escadas, pode ser o primeiro sinal de DAP.

Segredo para combater esta doença associada às cãibras é andar

O principal motivo por trás desta doença é o tabagismo. Mas não é o único. “O motivo mais comum chama-se tabagismo, que vai deteriorando os vasos arteriais. Associado ao cigarro, há a vida sedentária, o colesterol alto, o stress e isto tudo vai deteriorando a parede da artéria. Esta parede vai acumulando gordura e, assim, dificultar a circulação sanguínea”, explica Bruno Naves, angiologista, em declaração reproduzidas no Costa Norte.

Este mesmo especialista explica que o tratamento para este tipo de problema é andar. “No começo vai andar 100 metros, depois 200m. Quando perceber que está a andar 1km é porque o próprio organismo está a reagir corretamente. É claro, que a melhoria acontece aliada à cessação total do tabagismo, ao controlo muito rigoroso do colesterol e da glicose, se for diabético, e se estiver obeso, também deve diminuir o peso, para andar com mais facilidade”, recomenda o médico. Esta doença é mais visível quando as cãibras são intensas e frequentes. Caso isso se verifique, deve procurar orientação do seu médico.

Leia depois
Sabe quantas vezes deve fazer xixi por dia? (… continue a ler aqui)

Foto: taylor hernandez on Unsplash .

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0