Saúde e Bem-Estar

Caminhar na areia traz inúmeros benefícios à sua saúde. Exemplo? Perda de peso

29 Agosto, 2022

Quem passa as férias junto ao mar pode aproveitar os inúmeros benefícios de caminhar na areia. Um deles é a perda de calorias.

Caminhar, além de ser um excelente exercício para a saúde física e mental, pois fortalece o corpo, o coração e limpa a mente, caminhar na areia ajuda à perda de peso, pois as condições do terreno tornam o exercício mais intenso e, portanto, queima mais calorias. Mas para obter os resultados desejados há que o fazer corretamente. Como? Nós ensinamos.

Caminhar: O que este hábito faz pela sua saúde

Desperte os seus pés

Caminhar na praia ajuda a despertar todas as terminações sensíveis que temos nos pés, que serão de grande valia para o equilíbrio geral. Essa informação – proprioceção – é importante para iniciar as microativações musculares das pernas, que nos proporcionam uma marcha limpa e sem acidentes, ajudando assim ao bom funcionamento do sistema vascular.

Uma hora por dia

É importante ter em conta o tempo e a intensidade, ou seja, tem de caminhar em bom ritmo
e continuamente pelo menos dez minutos, se o que procura é um aquecimento. Se o que quer é manter a forma e controlar o peso, deve caminhar todos os dias pelo menos uma hora, o que ativa a circulação sanguínea, ajuda a combater a pele “casca de laranja” e mantém o peso sob controlo.

Vá contra o vento

Outra forma para que caminhar na praia se torne um exercício que a ajudará a perder peso é usar o vento para criar mais resistência no caminho. Mas tente tê-lo nas costas quando voltar, pois estará mais cansada e o vento ajudará no regresso da caminhada.

Procure companhia

Encontre alguém para a acompanhar e ir conversando. Assim, poderá verificar se a intensidade do exercício é adequada. Para saber se está a caminhar no ritmo que a ajuda a queimar calorias é preciso ter dificuldade para falar; não a ponto de não conseguir, mas
deve notar alguma dificuldade.

Fuja às lesões

Embora pareça que caminhar na praia é um exercício simples, para não ter lesões é preciso aquecer, sobretudo, as articulações dos pés e das pernas, que serão as que mais trabalham, principalmente se for andar descalça. Faça círculos com os pés, dobre os tornozelos, pouse as mãos nas coxas e, com as pernas levemente dobradas, faça círculos para um lado e para o outro, dobre os joelhos para esticar as pernas e comece a andar devagar para aquecer.

Descalça por um tempo

Se for caminhar uma hora na areia, deve usar calçado adequado para não danificar os pés. Mas andar descalça é um excelente exercício que também esfolia a pele. Pode reservar dez ou 15 minutos no final da caminhada para tirar os sapatos. Também sentirá um grande alívio se caminhar ao longo da costa.

Escolha a mais macia

Andar pela areia macia requer mais esforço. É quase como subir uma colina. De facto, se passar muito tempo a fazer esta caminhada sem estar preparada, notará como, no dia seguinte, a zona da barriga das pernas “protesta” por este esforço. O ideal é começar por alternar a margem mais compactada com a areia mais macia.

Leia mais
Mexa-se! Dicas para uma caminhada correta e mais saudável

Texto: Mário Rui Santos; Fotos: Shutterstock

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0