Saúde e Bem-Estar

Dicas de beleza para mulheres com cancro

1 Fevereiro, 2019

Diagnosticada com um cancro, as atenções com o seu aspecto exterior passam para segundo plano. Mas ter atenção à sua beleza vai ajudar a recuperar, também, o seu interior.

Ter cancro e continuar a sentir-se bonita não é fácil. Cai o cabelo, os tratamentos deixam a pele macilenta, as olheiras… Por vezes, a beleza natural de um rosto feliz não depende unicamente de nós mas de fatores como o estado da nossa saúde. Ser-lhe diagnosticado um cancro é sempre um assunto difícil de digerir porque o medo, muitas vezes, assombra, e os cuidados especiais, resultantes dos tratamentos a que é sujeita, tornam-se mais que muitos. Continuar bonita, não perdendo o brilho dos seus olhos, a cor do seu rosto e a beleza natural que a torna especial é meio caminho andado para um final feliz.

A Pele

Quando os tratamentos surgem existem alterações no nosso corpo que são inevitáveis e às quais temos de corresponder de forma correta. O tom de pele pode mudar e ficar ligeiramente mais corada ou pálida, isto porque o seu sistema imunológico fica mais enfraquecido. Para combater este fator físico, opte por estes produtos de cosmética:

Base
Muita atenção ao tipo de base que usa pois, devido aos tratamentos, a pele torna-se mais seca e escamosa, mesmo que o seu tipo de pele seja oleosa. Como o seu tom de pele altera, é importante escolher uma base que corresponda ao seu tom de pele natural, uma vez que a ideia é transmitir uma aparência saudável e cuidada, prevenindo que a pele escame e que as imperfeições sejam corrigidas.

Protetor Solar
Se a base que escolheu tiver proteção solar, ótimo! Se não, opte por colocar o protetor antes da base pois assim evita a obstrução dos seus poros.

Corretor de olheiras/manchas
Se a pele está mais sensível e escamada, o ideal é optar por um corretor mais líquido, de modo a corrigir manchas e olheiras que possam surgir. Evite ao máximo usar um corretor em pó, uma vez que este torna a pele mais seca e pode ainda realçar a pele escamada.

Blush
O blush é talvez um dos produtos mais adorados pelas mulheres, uma vez que dá à pele um toque mais bronzeado, escondendo muitas vezes uma pele pálida ou manchada. Opte também pelo blush em creme, uma vez que o em pó foca mais a atenção para a sua pele seca e escamada.

Os Olhos

Toda a zona circundante dos olhos é afetada com o tratamento, mas são as sobrancelhas que mais sofrem alterações.

Sobrancelhas
Devido à quimioterapia, as sobrancelhas caem e, por isso, uma parte do rosto que lhe dá brilho perde-se. A melhor forma de disfarçar essa perda é aplicando base no rosto e, de seguida, redesenhar a sobrancelha com um lápis da cor do seu cabelo ou peruca.

Atenção: deixar maquilhagem na sobrancelha por um longo período de tempo pode ser prejudicial à sua saúde, uma vez que pode apressar o surgimento de infeções, resultado de um sistema imunitário frágil.

Pálpebras
Tendo em conta que o seu rosto, por vezes, assume um tom mais pálido o melhor que tem a fazer é aplicar um delineador com uma cor neutra e optar por uma sombra de tom claro, que dê iluminação ao seu rosto. Opte sempre por cremes e sombras mais cremosas.

A Boca

Com os tratamentos a boca acaba por ser fortemente afetada, uma vez que, surge uma secura que torna mais vulnerável a saúde da sua boca. Quer interna como externamente, a boca torna-se mais frágil e tanto a gengiva como os lábios merecem cuidados especiais.
Batom
Como a boca fica mais seca, os lábios acabam por sofrer rachuras e por isso os lábios devem ser, regulamente, hidratados. Deve escolher um batom hidratante e evitar os de longa duração, uma vez que tornam os lábios ainda mais ressequidos. A proteção solar também é necessária por isso opte por um batom com filtro solar.

O Cabelo

Por norma, a queda de cabelo acontece depois da 2ª ou 3ª semana de tratamento. Para se começar a habituar à alteração que a sua imagem vai sofrer o recomendado é que corte, previamente, o cabelo. Na lavagem, opte por água morna e por um champô indicado, não esfregando o couro cabeludo. Seque o cabelo com a toalha, sem esfregar, e nunca recorra a colorações ou permanentes. Quando o seu cabelo cair na totalidade, hidrate e proteja o couro cabeludo. A exposição solar e ao frio devem ser evitados e a proteção solar deve ser uma prioridade.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0