Saúde e Bem-Estar

Quantas calorias tem uma castanha assada? Atenção, não são poucas

11 Novembro, 2019

Quentinhas e boas. É assim que gostamos das castanhas assadas. Em dia de São Martinho dizemos-lhe quantas calorias tem esta iguaria.

Hoje é dia de São Martinho. E como diz a tradição «vai-se à adega e prova-se o vinho». Mas hoje também é dia de fazer magusto. Quentinhas e boas é como gostamos de castanhas, mas afinal, quantas calorias tem esta iguaria tão típica de São Martinho?

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, 100 gramas de castanhas assadas com sal têm 211 calorias, o que equivale a que uma castanha tenha cerca de 32 calorias.

Leia ainda: Castanhas assadas! Como comer esta iguaria sem comprometer a dieta!

Parece pouco. Mas quem consegue comer só uma castanha? Um cone com 12 castanhas, compradas aos vendedores de rua que tanto se vêem por aí nesta altura do ano, tem cerca de 384 calorias.

Um valor alto que pode dar uma facadinha na sua dieta. Não convém abusar desta iguaria, apesar de ser um alimento saudável e, dentro dos frutos secos, é a que contêm menos gordura e calorias.

Para que essa facadinha na dieta seja menor, opte por comer as castanhas à hora do lanche sem consumir mais alimentos nessa refeição.

Coma castanhas pela sua saúde

A castanha é um dos frutos secos mais saudáveis e além disso tem o poder de saciar,  o que significa que consegue controlar o apetite mais facilmente. Esta iguaria é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C e E, potássio, ferro e fósforo. Por ser pobre em sódio pode ser consumida por quem é hipertensa e que faça retenção de líquidos.

Rica em minerais, a castanha ajuda ainda a ter um cérebro mais forte, ajudando a melhorar todas as funções intelectuais.

Leia ainda: Nova estação, novos hábitos! Os truques mais eficazes para perder peso no outono
Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Istock by Getty Images

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top