Saúde e Bem-Estar

Colagénio: Uma ajuda anti-idade, sobretudo a partir dos 30 anos

31 Janeiro, 2022

Colagénio Colagénio

Depois dos 30, a produção de colagénio no organismo começa a reduzir, surgindo nessa altura as primeiras rugas. Mas há forma de ir contrariando ...

O colagénio é uma substância naturalmente presente no organismo e é o que nos permite ter uma pele firme e sem rugas. Contudo, com o passar dos anos, a produção de colagénio diminui e os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se visíveis. Falamos das rugas de expressão, normalmente localizadas na testa, contorno dos olhos e lábios. Surgem nas dobras da pele, quando os músculos se contraem. Tornam-se cada vez mais visíveis com a idade, uma vez que a estrutura de suporte da pele fica mais fraca.

Maior quebra depois dos 50

É a partir dos 30 anos que a produção de colagénio, naturalmente produzido pelo organismo, começa a diminuir, passando a perder 1% ao ano. Após a menopausa, passa para 2,1%. É depois dos 50 anos que a quebra de colagénio se torna mais acentuada, passando o organismo a produzir apenas 35% do colagénio necessário. Resultado: A pele diminui cada vez mais a sua hidratação e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos.

Esta proteína desempenha várias funções biológicas importantes, assim como auxilia na construção e na manutenção da estrutura de todos os órgãos e tecidos.

Muitas de nós apenas percebemos a necessidade de colagénio quando verificamos que a pele perdeu elasticidade e as rugas começaram a surgir, mas a queda de cabelo, unhas fracas, quebradiças e com escamação são outros sinais de que o nosso organismo está a reclamar por esta proteína.

O que comer?

Diversos alimentos ajudam a potenciar o colagénio no organismo.
Gelatina: É uma excelente opção doce para manter a saúde em dia. Além de ser uma fonte de vitaminas, é um dos melhores alimentos para a pele.

Ovos: Estimulam a produção de colagénio.

Carne e derivados: São ricos em vitaminas do complexo B e por serem proteínas também estimulam a produção de colagénio.

Folhas escuras e leguminosas: Vegetais de cor verde-escura, como espinafres, brócolos e agrião; e leguminosas, como feijão e lentilha, são alimentos que contêm grande concentração de ácido fólico, responsável pela formação de proteínas no corpo, entre elas o colagénio.

Frutos vermelhos e Citrinos: Ricos em vitamina C, auxiliam na síntese de colagénio. Limão, laranja, abacaxi, tangerina e frutos vermelhos, que além de vitamina C são ricos em flavonoides e têm forte ação antioxidante. São indispensáveis para a renovação e o fortalecimento das células e para o combate ao envelhecimento precoce.

Leia ainda:

PELE HIDRATADA NOS DIAS FRIOS É POSSÍVEL! SIGA ESTE RITUAL DIÁRIO

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0