Saúde e Bem-Estar

Combata a hipertensão no prato e saiba o que deve comer

12 Abril, 2021

A hipertensão é uma das causas que mais mortes provocam em todo o mundo. Saiba em que alimentos apostar e mude o que põe no prato.

Os dados mostram que dois em cada cinco portugueses morrem por doença cardiocerebrovascular, informação da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. A hipertensão (o Dia Mundial do Combate à Hipertensão assinala-se a 7 de abril) surge quando há um aumento da pressão nas artérias do nosso corpo. Mude a sua alimentação e aposte nos alimentos certos.

Combata hipertensão no prato

Abacate
Muitas vezes é visto como vilão por ser um fruto calórico, mas pode ser uma opção muito saudável se consumido com moderação. O abacate é rico em vitaminas A e E, tem uma função antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol mau e, ainda, é uma excelente fonte de potássio.

Alho
Este contém substâncias que exercem um efeito hipotensor, ou seja, contribuem para a diminuição da pressão arterial. Recomenda-‑se que seja consumido cru ou, então, que seja adicionado ao alimento no fim da sua preparação, de forma a conservar as suas propriedades.

Banana
É a primeira fruta que vem à memória quando pensamos em potássio, e ela realmente é uma boa opção parao con trolo da tensão. Além disso, a banana favorece a libertação de hormonas ligadas ao bem-estar e ajuda a relaxar os músculos, o que também contribui para o efeito hipotensor.

Clara de ovo
O ovo já foi considerado “mau da fita” devido ao colesterol, mas um estudo recente mostra que a clara contém proteínas capazes de exercer um efeito muito potente de vasodilatação.

Espinafre
As folhas verde-escuras são conhecidas pelas suas propriedades benéficas na prevenção de doenças. Para quem está à procura de opções que ajudem a controlar a pressão, a dica é investir no espinafre, que ganha destaque pelos seus altos números de potássio.

Farelo de trigo
Grãos e cereais integrais ajudam a baixar a tensão, pois o alto conteúdo de fibras reduz a absorção das gorduras e favorece o equilíbrio do colesterol. O farelo tem magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que promovem a dilatação dos vasos.

Frutos vermelhos
Morangos, amoras, mirtilos e framboesas têm na sua cor uma característica devido a um pigmento chamado antocianina. Esta substância tem função antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol mau e aumentar o bom, o que favorece o controlo da tensão.

Melancia
Além do seu conteúdo de água e fibras, que contribuem para a eliminação dos líquidos em excesso e a redução da absorção de gordura, a melancia é rica em citrulina, um componente metabolizado pelo organismo, e favorece a produção de óxido nítrico, que relaxa as paredes dos vasos sanguíneos.

Salmão
O salmão é um peixe conhecido pelas suas gorduras boas, como o ómega-3, que tem propriedades anti-inflamatórias, contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol bom e mau, e protege o organismo contra doenças cardiovasculares. Este é rico em potássio, que tem efeito contrário ao do sódio e atua diretamente na redução da tensão arterial.

Semente de abóbora
Quando torradas são uma excelente alternativa ao amendoim salgado. O segredo está no alto teor de potássio, que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos.

Soja
Contém uma isoflavona, que é famosa por combater o desconforto associado à menopausa. Porém, mais do que isso, esse componente tem ação vasodilatadora e dificulta a formação de placas dentro das artérias, reduzindo as hipóteses de um entupimento dos vasos. Assim, o sangue consegue circular sem maiores obstáculos, contribuindo para uma pressão arterial regulada.

Leia ainda: Alerta! 3 alimentos que oferecem saúde aos seus olhos e deixam-nos bonitos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0