Saúde e Bem-Estar

Copo menstrual: Tudo o que lhe falta saber sobre esta proteção feminina

3 Outubro, 2021

copo menstrual

O copo menstrual é ecológico, acessível, discreto e duradouro. Depois de se habituar, não vai querer outra proteção feminina.

Sabe aquela mania, que praticamente todas temos, quando vemos algo pela primeira vez que é franzir o nariz e, numa impressão inicial, ficar a ficar a achar que aquilo não é para nós? Pois bem, o copo menstrual é uma dessas “modernices”.

Mas depois, pensando bem e analisando melhor, chegamos à conclusão que esta é uma ótima opção para substituir os pensos higiénicos durante a menstruação. Porquê? Porque é uma uma alternativa confortável, económica e, acima de tudo, ecológica.

O copo menstrual é fácil de usar, mantém a humidade natural da vagina, já que é mais fácil para entrar e sair da vagina em comparação com os tampões e não deita cheiro, pois o sangue não entra em contacto com o ar, não havendo oxidação, o que é responsável pelo cheiro.

Copo menstrual é mais económico e amigo do ambiente

Para perceber os hábitos menstruais das portuguesas, a Intimina (marca sueca de produtos dedicados aos cuidados da saúde íntima feminina) realizou um estudo que veio a revelar que, apesar da maioria das mulheres portuguesas optar por produtos descartáveis durante a menstruação, 36 por cento confessa curiosidade em experimentar o copo menstrual. Este inquérito contou com a participação de 539 mulheres em idade fértil e permitiu ficar a par de uma perspetiva mais objetiva relativamente à posição das portuguesas sobre temáticas relacionadas com a sua intimidade feminina, especialmente no que toca à menstruação. Apesar de familiarizadas com o copo menstrual e conscientes dos seus benefícios, as portuguesas não são adeptas deste método de proteção face aos tradicionais pensos higiénicos e tampões.

Das mulheres inquiridas, 71 por cento ainda recorre ao penso higiénico e 47 por cento aos tampões. E porquê? Porque não estão familiarizadas com o conceito e não percebem as vantagens. E neste campo, até falamos numa questão de economia. Neste estudo, a nível financeiro, em Portugal, apesar da grande maioria referir que nunca teve dificuldades em comprar produtos de higiene, 13 por cento das inquiridas responde ainda ter problemas financeiros e consequentemente dificuldades em comprar produtos de proteção íntima. Uma das vantagens do copo menstrual é a sua reutilização e quando devidamente cuidado e higienizado pode durar até dez anos.

Dúvidas esclarecidas

 Como o coloco?

Os copos menstruais são feitos em silicone, o que os torna suaves e flexíveis para serem dobrados e depois colocados dentro da vagina.
Os copos são colocados de forma semelhante aos tampões (com algumas diferenças importantes), e tal como os tampões, pode levar algum tempo a perceber como funcionam.

 De que forma?

Existem diversas formas de dobrar o copo. O melhor é ver com atenção as instruções que vêm com o produto. Muitas mulheres acham que ficar sentada na sanita com as pernas abertas é a posição mais simples para inserir o copo, mas outras preferem levantar uma perna e apoiar o pé na sanita ou banheira.

 Fica bem seguro?

Assim que é inserido, esse será o sítio em que o copo ficará situado na vagina, mas como cada corpo é um corpo, a forma de colocar o copo depende de cada mulher. Algumas mulheres usam o copo mais em cima, outras mais em baixo – tudo depende do que for mais confortável. O que tem de ter a certeza é que o copo abre abaixo do cérvix, para recolher o fluido menstrual. O copo fica no lugar devido à pressão exercida pelos músculos da parede vaginal e deve fazer vácuo, prevenindo assim fuga de líquido.

 Como o retiro?

Quando estiver cheio ou quando o quiser esvaziar, todo o que tem de fazer é contrair os músculos da vagina para que ele baixe ligeiramente, apertar a base do copo para romper o vácuo e depois retirá-lo com cuidado. Deite o seu conteúdo na sanita, enxague-o e seque-o com papel higiénico, dobre-o e volta a colocá-lo para mais 12 horas de proteção ininterrupta. Se estiver numa casa de banho pública sem acesso a um lavatório privado, pode limpá-lo com papel higiénico ou levar consigo uma garrafa de água e verter sobre a sanita.

Texto: Carla da Silva Santos; Foto: Gentilmente cedida por Intimina

Leia ainda: Deve ou não praticar exercício físico durante a menstruação? Saiba a resposta

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0