Saúde e Bem-Estar

Crioterapia: Veja aqui para que serve a nova moda dos famosos

5 Setembro, 2022

São muitos os famosos que publicam fotografias nas redes sociais a mostrar que recorrem à crioterapia para recuperar de lesões ou melhorar o rendimento.

Quando nos magoamos – a fazer exercício, por exemplo – aconselham-nos a colocar gelo. Em campo também não é de estranhar que os jogadores ao sofrerem uma lesão, sejam logo socorridos com um spray de ar frio para voltarem a jogar. A crioterapia é um método terapêutico cada vez mais comum e difundido por atletas como Cristiano Ronaldo, que nas suas redes sociais se mostra a imergir em banheiras cheias de gelo.

Este método, utilizado há muitos anos, mas mais difundido recentemente, consiste na utilização do frio para o tratamento de lesões. É comummente utilizado por fisioterapeutas no auxílio da recuperação de diversas lesões. Assim por alto, o frio evita hemorragias e a formação de edemas (através da vasoconstrição), além de ser um analgésico natural e reduzir o espasmo e a espasticidade dos músculos.

Os métodos mais comuns de aplicação terapêutica da crioterapia no corpo humano são através de bolsas ou compressas de gelo ou de gel, a imersão (colocação de parte do corpo num recipiente contendo água e gelo), spray ou jatos de ar frio.

O arrefecimento dos tecidos tem vários efeitos biológicos benéficos:

❄ O frio provoca vasoconstrição, o que limita a perfusão de sangue nos tecidos e assim o aparecimento do edema e hemorragia.

❄ A diminuição da temperatura leva também à redução do metabolismo celular, minimizando a destruição que ocorre após a lesão.

❄ A aplicação de frio tem ainda efeitos analgésicos, ativando fibras que vão bloquear a transmissão da dor, através do aumento do limiar de estimulação dos recetores álgicos periféricos e diminuindo a velocidade da transmissão nervosa.

Cuidado!

As contraindicações gerais da crioterapia são insuficiência circulatória, alergia ao frio, pele anestesiada, diabetes ou feridas abertas. No entanto, se quer iniciar este tipo de tratamento é sempre recomendável que se informe com um médico ou clínica especializada.

Origem oriental

Criada em 1970, no Japão, pelo Dr. Toshima Yamauchi, a crioterapia tinha o objetivo de aliviar dores musculares e tratar doenças – reumatismo e artrite. Depois de onze anos de pesquisa, Yamauchi descobriu que o seu tratamento também oferecia outros benefícios para o corpo, como por exemplo, rejuvenescimento das células, diminuição das inflamações do organismo e tratamento de lesões.

Veja as imagens dos famosos a fazer crioterapia na galeria em cima

Leia ainda: Cuca Roseta arrasa em biquíni e arranca suspiros na internet. “Beleza rara”

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0