Saúde e Bem-Estar

Cristina Ferreira em forma depois dos 40: Dez dicas para uma barriga lisa

14 Maio, 2022

A pensar sempre em si. A Maria dá-lhe dez dicas fundamentais que deve seguir à regra para mantar uma barriga lisa e definida.

1- Faça várias refeições

Um dos erros mais comuns consiste em ficar muitas horas sem comer. A maioria dos especialistas em nutrição aconselha cinco ou seis refeições (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) por dia. Comer  várias vezes e em pouca quantidade é a melhor forma de controlar a gula.

2- Beba muita água

Ao longo do dia, ingira bastante água, cerca de 1,5 litros, pois é saudável para o organismo – permite a hidratação e a eliminação de toxinas. Nesta altura do ano em que o calor começa a sentir-se, tenha sempre uma garrafa de água à mão. Contudo, não é aconselhável beber durante as refeições, uma vez que favorece a retenção de líquidos. Em alternativa, também poderá preparar infusões, como o seu chá preferido, mas sem adicionar açúcar.

3- Mastigue bem os alimentos

Um dia-a-dia agitado é, quase sempre, sinónimo de refeições aceleradas. Se pretende acabar com a sensação de barriga inchada, saiba que é proibido devorar os alimentos. O ideal será mastigar muito bem, de preferência tranquilamente, o que tem no prato. Assim, fica saciada por mais tempo e facilita a digestão.

4- Aumente a ingestão de fibras

Certamente que já ouviu falar de arroz, pão e cereais integrais… Acredite que são excelentes aliados para alcançar o seu objetivo, pois são ricos em fibras e contêm menos calorias. Para além disso, promovem a sensação de saciedade e regulam o trânsito intestinal.

5 – Legumes e fruta fresca

De uma forma rápida e prática poderá preparar refeições mais saudáveis. Dê prioridade aos vegetais e legumes para acompanhar peixe ou carne branca. Aproveite para tirar partido da fruta da época, adicionando-a aos pratos confecionados, sendo que ainda poderá fazer sumos naturais, batidos ou sobremesas.

6- Identifique os “inimigos”

Fritos, bebidas gaseificadas, bolos, doces, bolachas e carnes vermelhas são alguns exemplos de alimentos que deve consumir com moderação, para evitar acumular gordura no ventre, uma vez que são verdadeiras bombas calóricas, já para não falar no teor de gordura. Assim sendo, seja sensata e não se deixe cair em tentação…

7 – Exercício físico

Fazer desporto com regularidade é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Para declarar guerra ao “pneu” que se instalou na barriga, nada melhor do que praticar exercícios cardiovasculares, aeróbicos e de resistência – corrida, caminhada, natação, bicicleta –, para queimar calorias e transformar gordura em massa muscular. Inscreva-se num ginásio e siga as orientações do personal trainer, que estabelecerá um plano de treino adequado para ser bem-sucedida.

8 – Fortaleça os músculos

Para exibir um ventre liso é obrigatório tonificar os abdominais. Hoje em dia, existem aulas específicas com exercícios direcionados para a região abdominal.

9- Treine a postura

Manter a coluna direita ajuda a fortalecer o abdómen. Experimente fazer aulas de body balance, pilates, ioga ou hidroginástica, para corrigir a postura e aliviar a tensão.

10- Respire corretamente

À primeira vista pode parecer um pouco absurdo, mas acredite que uma boa respiração contribui para ter um ventre liso. Encha os pulmões de ar através do nariz, com a boca fechada, direcionando-o para a região do abdómen, que fica ligeiramente saliente. Quando expira em profundidade, os músculos devem permanecer contraídos. Lembre-se de que deverá sentir que estáa trabalhar o diafragma, assim como os músculos abdominais.

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0