Saúde e Bem-Estar

Descubra como superar a tristeza no Natal. Sim, é possível!

20 Dezembro, 2021

natal triste natal triste

Se há quem viva estas festividades com enorme felicidade e sentimento de união, também há quem se sinta deprimida, vazia e isolada.

De facto, o Natal é para muitos uma época cativante em que a família se reúne. Refeições à volta da mesa, reuniões de amigos, presentes debaixo da árvore. Se para uns as luzes, os anúncios natalícios e o ar que se respira são motivadores, para outros torna as últimas semanas do ano um verdadeiro pesadelo e uma luta contra a saudade, a solidão ou a ausência de um ente querido na família.

Na verdade, os dados falam por si. De acordo com os estudos mais recentes, as consultas psicológicas aumentam quando chegam as datas que antecedem as comemorações familiares, como acontece nesta época. Muitas pessoas, conscientes das suas fraquezas quando estes dias se aproximam, procuram ajuda porque temem as dificuldades que vêm com o sentimento de perda ou abandono, nesses dias tão especiais do ano.
Com efeito, o início mais comum de tristeza e pensamentos negativos associados ao Natal tem a ver com perdas e saudades dos entes queridos que já não estão connosco ou experiências negativas vividas na infância. Porém, se pensa que esta tristeza associada a épocas festivas é exclusivamente sua, desengane-se. Não está sozinha. É muito frequente e, quanto maior a pressão externa para que se sinta feliz e contente, mais a tristeza tende a aumentar. No entanto, saiba que há várias estratégias que podem ajudar. Vale a pena tentar, acredite.
✶ Faça por se sentir melhor. Descansar bastante e cuidar do seu corpo, por exemplo, podem fazer com que se sinta bem mais revigorada nesta quadra festiva.

✶ Mantenha as expectativas num nível modesto. Desta forma, pode evitar sentimentos de desilusão ou deceção. Não há problema em sentir-se triste ou sozinha. Não precisa de fazer de conta para viver de acordo com o que os outros esperam de si.

✶ Faça as coisas que quer fazer, não apenas as que tem de fazer. Não há qualquer problema em dizer “não” às vezes. Ficar muito desgastada com as atividades só vai fazer com que se sinta pior.

✶ Aproveite os benefícios e o conforto das férias que pode desfrutar neste período. Descansar ou organizar atividades que gosta pode ser um incentivo para entender esta festa natalícia de um ponto de vista mais positivo.

✶ Contagie-se com a energia dos menores da casa. Desfrute do bem-estar que traz alegria aos outros.

✶ Experimente ir a um espetáculo. Existem vários, como concertos, peças de teatro, cinema… alguns deles gratuitos, que podem ser um bálsamo para a falta de interesse ou tristeza.

Goste de si!

Se se conhecer e aceitar como é, vai certamente ser mais feliz. Uma pessoa feliz encara a vida de um ponto de vista positivo e sabe enfrentar as situações com alegria, sem se deprimir. Se existirem facetas da sua personalidade das quais não gosta, tente corrigi-las. Uma delas pode ser essa tendência para se isolar que não a beneficia em nada e a impede de se divertir nas épocas festivas.

Junte-se a pessoas que se encontram na mesma situação, isso ajuda a diminuir a solidão. O que não pode é entregar-se a este estado e ter pena de si mesma.

 

Leia ainda:

RECEITAS: INSPIRAÇÕES NATALÍCIAS PARA CARNES NO FORNO

 

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0