Saúde e Bem-Estar

Dez remédios caseiros para a gripe

8 Fevereiro, 2020

doente pixabay

Se não quer recorrer a medicamentos para combater os primeiros sintomas de gripes e constipações, existem soluções que podem ajudar e até mesmo reduzir a duração deste tipo de maleitas.

Alho, um antissético natural

Ao funcionar como um antibiótico natural que reforça o sistema imunológico, pode não ser indicado para o seu hálito, mas é o ideal para combater germes. Um estudo refere mesmo que o consumo de alho numa base diária pode prevenir as constipações.
Uma dica: ao colocar bastante alho pode dar algum sabor extra à sua refeição, até porque quando estamos doentes temos a sensação que a comida fica com pouco sabor.

Gengibre contra a mucosidade

De acordo com um estudo de Archives of Family Medicine, o gengibre tem propriedades expetorantes, antitússicas, anti-inflamatórias e antibióticas, que ajudam contra constipações, gripe e tosse com muco. Prepare uma infusão: corte uma colher de gengibre fresco e adicione-a a uma chávena de água a ferver. Pode adicionar mel e um pouco de limão

Vapores de eucalipto

Abra as suas vias respiratórias e alivie a irritação da garganta com vapor de eucalipto, que tem propriedades expetorantes. Introduza numa panela 10 grama de folhas picadas de um litro de água. Quando ferver, coloque num recipiente no local da casa onde vai inalar o vapor. Outra opção é verter o conteúdo numa tigela e inalar diretamente os vapores, tapando a cabeça com uma toalha para aproveitar melhor as propriedades do eucalipto.

Banhos quentes para a dor muscular 

Para aliviar esta situação, própria da tosse com catarro, experimente um banho de água quente durante 15 minutos, com umas gotas de óleos essenciais de eucalipto, limão ou pinheiro.

Canja de galinha 

A sabedoria das nossas avós é infinita, pois um estudo da Universidade de Nebraska deu-lhes razão. Uma canja de galinha fará com que se sinta melhor, pois reduz a congestão nasal e lubrifica a garganta, aliviando a irritação. Além disso, contém compostos químicos semelhantes aos antigripais que ajudam a curar mais rápido.

Gargarejos para a garganta

Se sente a garganta irritada, pode ser de grande ajuda os gargarejos de infusões de plantas antisséticas. Pode fazer esta infusão com sálvia e tomilho, misture e junte vinagre de cidra, mel e limão. Faça os gargarejos quando esta mistura estiver quente.

Limão e mel para acalmar 

Um remédio tão simples quanto eficaz. A água quente com limão e mel alivia tanto a infeção na garganta, como a irritação ou comichão que a tosse produz. Para tal, basta aquecer água, adicionar o sumo de meio limão e algumas colheres de chá de mel puro e beber em pequenas quantidades. Pode fazê-lo várias vezes ao dia, até que o desconforto que sente na garganta seja aliviado. Mas lembre-se que não é aconselhável que crianças menores de um ano tomem mel, devido ao risco de botulismo.

Spray nasal 

Quando os vapores não ajudarem, recorra aos sprays nasais. Ajudam a remover o excesso de muco e permitem respirar melhor. Se não quiser gastar dinheiro, faça esta receita caseira: cerca de 220g de água quente com um quarto de uma colher de chá de sal e um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio. Use uma pompete – que normalmente é utilizado para limpar o nariz dos bebés – para bombar o spray e faça-o duas ou três vezes em cada narina, várias vezes ao dia.

Aumentar o consumo de vitamina C

Fortalece o sistema imunológico, ajuda o corpo a combater a gripe e evitar complicações, como a pneumonia. Podemos consumir frutas com um alto teor desta vitamina, em laranjas, tangerinas ou kiwis, e também legumes, como brócolos, couve-flor ou espinafres

Cebola para a garganta

Este remédio tradicional, amplamente utilizado entre mães com crianças pequenas, consiste em dividir uma cebola ao meio, adicionando um pouco de açúcar e água e colocá-la na cabeceira da cama. As cebolas têm uma reação química com o ar que cria
vapores. Graças a estes vapores e à sua composição, pode desfrutar de um analgésico natural para a garganta que alivia a irritação, hidrata as mucosas e permite respirar melhor.

Leia ainda: Lidl retira produto do mercado que representa «risco para a saúde»

Texto: Revista Maria; Fotos Pixabay

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0