Saúde e Bem-Estar

Dieta californiana. Se quer emagrecer sem contar calorias, este método é ideal

24 Abril, 2022

Com a dieta californiana, as quantidades são medidas através de uma taça, tigela ou prato. Mais: é fácil de decorar o que pode comer.

A dieta californiana já conquistou inúmeras estrelas de cinema, sobretudo por ter princípios simples de seguir. As linhas-mestres consistem em banir o açúcar, comer muitos legumes e cereais integrais, calcular as porções usando uma tigela de 50 cl ou um prato de sobremesa ao pequeno-almoço e um prato um pouco maior nas restantes refeições.

Além disso, as porções devem ser repartidas com 1/3 de legumes, 1/3 de proteína e 1/3 de cereais. Curiosidade: Califórnia é o estado americano mais fit dos Estados Unidos e foi lá que esta dieta revolucionária foi concebida.

Tudo sobre a dieta californiana

Fase 1

A primeira fase tem uma duração de dez dias e serve para provocar a perda de peso. Terá de acabar de vez com os maus hábitos alimentares e deixar de comer produtos industrializados (pão, biscoitos, alimentos processados). Os açúcares, incluído a fruta, devem ser banidos. Usando um prato como medida, deve consumir proteína em todas as refeições (peixe, marisco, carne magra e aves sem pele) e também pode comer até dois ovos por dia.

Aumente o consumo de legumes, sobretudo espinafres e couve. Aconselha-se a ingestão de uma taça de sementes germinadas por refeição, meia tigela de cereais integrais, como lentilhas, por dia e outra meia taça de cereais como flocos de aveia. Deve fugir dos óleos e gorduras, à exceção do azeite à quantidade de três colheres de café por dia. Se fizer tudo certo, estará a ingerir menos de 1000 calorias por dia.

Fase 2

Esta fase irá acompanhá-la até à obtenção do peso ideal. Volta a poder comer fruta, embora com moderação, e alguns legumes proibidos na fase um, como a beterraba, cenoura e batata, devem ser reintegrados na sua dieta de forma gradual. Pode também beber um copo de vinho por dia e um quadrado de chocolate preto no fim do jantar, mas no máximo três vezes por semana.

Vantagens

Se seguir estes conselhos estará a erradicar de vez os produtos industrializados, ricos em açúcar, gordura saturada, aditivos e conservantes. É uma excelente decisão, tanto para a sua saúde como para a sua silhueta. Ao optar pelos cereais integrais e não pelos refinados terá picos de glicemia mais baixos. Graças a isso, terá menos fome.

Fase 3

O programa dietético da fase dois mantém-se, embora seja concedida bastante mais liberdade. A ideia é agora transformar a dieta em estilo de vida. Mantenha um consumo elevado de vegetais, volte a incluir a fruta na sua alimentação e continue a rejeitar todo o tipo de produtos industrializados.

Desta forma, estará a erradicar de vez os produtos industrializados, ricos em açúcar, gordura saturada, aditivos e conservantes. É uma excelente decisão, tanto para a sua saúde como para a sua silhueta. Ao optar pelos cereais integrais e não pelos refinados terá picos de glicemia mais baixos. Graças a isso, terá menos fome.

Inconvenientes

Limitar a ingestão de calorias na primeira fase para menos de 1000 é difícil de manter e provoca frustração e uma sensação de cansaço. A interdição da fruta também pode trazer alguns problemas, uma vez que estará a limitar a ingestão de vitaminas importantes para manter níveis energéticos normais, bem como o bom funcionamento do sistema imunitário.

Leia mais
Jejum intermitente: A dieta da moda para emagrecer de forma saudável

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 1