Saúde e Bem-Estar

Diga não à gripe e às dores de garganta! Saiba como. Inclui remédios caseiros

10 Março, 2019

O frio veio para ficar e a corrida às urgências dos hospitais com gripe, infeções, irritações ou mesmo rouquidão já começou. Para evitar ficar doente é necessário saber agir rapidamente.

A vaga de frio veio para ficar e há  que manter o cuidado máximo por causa do frio. Crianças, adolescentes e terceira idade são os grupos de maior risco no que diz respeito às dores de garganta, por exemplo. Para evitar este problema há que manter bons hábitos de vida. Evitar a secura ambiental ajudará a combater este problema tão comum, sobretudo nesta altura do ano.

Infeções Viras e Bacterianas

Estas são as causas mais frequentes da dor na garganta, sobretudo durante o período do inverno. E podem manifestar-se em forma de faringites, laringites ou amigdalites. O que as provoca?

Vírus – A maioria destes casos são causados por vírus que afetam as vias respiratórias. Para além das dores de garganta, há ainda sintomas como febre moderada, dificuldade em falar e a inflamação das amígdalas.

Bactérias – As infeções produzidas pelas bactérias que entram na pele e nas vias respiratórias. Os sintomas são febre alta, sempre superior a 39º graus, bem como o aumento das glândulas no pescoço e amígdalas avermelhadas.

Que tratamento fazer? Quando se tratam de infeções os antibióticos não surtem efeito, pelo que, segundo os especialistas deverá usar “remédios caseiros”. Só no caso das infeções bacterianas é que são receitados antibióticos. De qualquer das formas procure sempre os conselhos de um médico.

Remédios Caseiros

Uma grande parte das dores de garganta desaparecem sem medicamentos. E se as atacar logo ao primeiro sinal, os truques dos mais antigos poderão surtir um grande efeito. Aqui ficam algumas dicas.

Mel – Adicione uma colher, de sopa, de mel a um copo de água morna com limão e tomate e vá dando pequenos goles ao longo do dia. Pode também juntar uma colher de mel a sumo de limão. Suaviza as membranas mucosas e combate a tosse.

Água com sal – Adicione meia colher, de chá, de sal num copo de água e bocheche várias vezes ao dia.

Abóbora – Este vegetal ajuda a acalmar a dor de garganta. Beba caldo de abóbora e verá que melhora.

Camomila – O chá desta planta é perfeito para suavizar problemas da garganta.

Como evitar ficar rouca?

  • Não fale mais do que aguenta;
  • Evite tabaco;
  • Beba muita água;
  • Desfrute de uma vida tranquila e evite fazer noitadas;
  • Pratique regularmente exercício físico.
Texto: Revista Maria

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0