Lifestyle

Disania: Por que lhe custa tanto sair da cama?

7 Setembro, 2024

Disania: Por que lhe custa tanto sair da cama?

A incapacidade de sair da cama quando acorda tem um nome: chama-se disania e separa aquelas que se levantam ao primeiro despertador das que precisam de muita força de vontade.

Se existem pessoas que se levantam com o primeiro raio de sol, outras há que têm dificuldade em sair da cama pela manhã, pois o levantar cedo pode ser uma provação, sendo difícil encontrar a fórmula correta para que os lençóis não colem em nós. O certo é que a todas nos custa levantarmo-nos da cama ao princípio, mas se esta sensação de que necessita ficar entre os lençóis persiste, é possível que esteja a sofrer do que se conhece como disania.

Leia ainda: Pessoas destes 3 signos são as que vão ter mais sorte até ao final do ano

Esta não é o mesmo que a sonolência ou o cansaço, e não costuma desaparecer com uma boa noite de sono. Pelo contrário, a disania é definida como uma sensação a longo prazo de não se conseguir levantar da cama. Inclusive quando está desperta para começar a funcionar, tudo o que se deseja é voltar a dormir.

Não é preguiça

É importante realçar que ter disania não significa ser preguiçosa. Ela poder estar relacionada com várias condições de saúde diferentes.

Depressão e disania

As duas situações costumam estar relacionadas. Isto porque a depressão pode fazer com que existam problemas para dormir e a falta de sono pode agravar os seus sintomas. Por vezes, a fadiga causada por outra condição de saúde também pode originar depressão.

Síndrome de fadiga crónica

Nesta situação as pessoas sentem-se cansadas, quer tenham dormido bem ou não. Também podem experimentar momentos nos quais se sentem sobrecarregadas, devido a um esgotamento ou depois de qualquer atividade (física ou mental) que seja demasiado exigente.

Doenças do coração

Muitas doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos podem provocar uma fadiga extrema, inclusive nas primeiras horas da manhã. Fumar, ter diabetes ou excesso de peso, colesterol alto ou pressão arterial alta podem significar um maior risco de desenvolver enfermidades cardíacas ou pulmonares.

Transtornos no sono

Existem cerca de 80 transtornos do sono diferentes e qualquer um deles pode provocar esgotamento e incapacidade para se levantar da cama pela manhã. A insónia e a apneia do sono são dois dos mais comuns, por exemplo. Se sofre de qualquer destas enfermidades ou de alguma outra, ou se está a tomar algum medicamento, é possível que essa seja a causa da sua disania. No entanto, o mais recomendável nestes casos é consultar-se com um profissional de saúde.

Deve-se preocupar quando…

Se acredita que pode estar a sofrer de disania, não é necessário que espere até que os seus sintomas se tornem demasiado severos. Dado que ela pode ser um sintoma de uma condição de saúde subjacente, é importante falar com um profissional de saúde o mais rápido possível, caso verifique alguns dos seguintes sintomas:

– Dor de cabeça intensa, dor abdominal, dor pélvica ou dor nas costas.
-Dificuldade para respirar ou dor no peito.
-Pensamentos de se magoar a si mesma ou a outras pessoas.

Texto: Mário Rui Santos
Fotos: Shutterstock

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0