Saúde e Bem-Estar

Dores nas costas? A culpa pode ser do frio

21 Novembro, 2020

dores nas costas

Quando as temperaturas descem, é normal que as costas se ressintam. A solução é manter o ritmo de exercício físico nas estações mais frias.

Quem nunca sentiu uma dor nas costas? Se nunca lhe aconteceu, é bastante provável que venha a acontecer em algum momento da sua vida. Estima-se que 72,4 por cento dos portugueses sofram, ou já sofreram, de dores nas costas. A culpa é dos esforços em excesso, da falta de exercício, da má postura ou, simplesmente, da idade.

Mas estas queixas de dores são mais frequentes durante o outono e o inverno, sobretudo nas articulações e nos ossos. Tal deve-se ao facto de ocorrer uma maior contratura dos músculos e ao arrefecimento das extremidades. Se não se estimula o movimento muscular normal, esta reação pode tornar-se permanente e causar uma dor parecida à que acontece quando fazemos um esforço excessivo.

As articulações ressentem-se do frio através da contração das fibras e das estruturas ósseas, podendo perder-se a mobilidade e a flexibilidade.

Quem mais sofre nestes meses do ano são as pessoas menos ativas, os idosos, as que sofram de doenças degenerativas como artrites e artroses e aquelas com fraturas ou recém-operadas.

Eis o que fazer para combater ou evitar o agravamento das dores durante o tempo frio

Não abandone o exercício durante o outono e o inverno. Dedique alguns minutos diários a alongamentos. Saiba que uma espreguiçadela é suficiente para aliviar os músculos depois de um esforço mais intenso.

Dê um salto a uma piscina coberta e aquecida algumas vezes por semana. Em alternativa, opte por um banho de imersão.

Aplique uma toalha quente ou uma almofada de aquecimento na zona afetada. Deixe atuar entre 20 minutos a uma hora, de modo a aliviar temporariamentea dor.

Proteja-se do frio, vestindo roupa adequada, preaquecendo o carro antes de conduzir e mantendo a casa quente.

Estudos demonstraramque as pessoas com carência de vitamina D tendem a ter mais dor durante o inverno. Encontra este nutriente nas carnes, peixes e frutos do mar, entre os quais salmão, sardinha e mariscos, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos, bem como emsuplementos.

Leia ainda:

Tem enxaquecas? Evite estes alimentos e livre-se das dores de cabeça

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0