Saúde e Bem-Estar

Em forma: De volta ao trabalho sem aumentar de peso. Saiba como!

20 Setembro, 2020

O quotidiano está cheio de afazeres que incluem comida e até há quem tenha reuniões em torno de mesas. Saiba como controlar o peso.

Manter o peso não é fácil. O quotidiano está cheio de afazeres que incluem comida e até há quem tenha reuniões em torno de mesas. Por isso há que ter um guia de boas práticas para fintar a balança. Damos-lhe algumas dicas.

Querida sopa!

Nem sempre o almoço no refeitório lhe agrada e nem sempre são as melhores opções para quem está de dieta. Para além disso, ir comer fora não é para todos, sobretudo em tempos de COVID-19. Mas existe uma forma fácil de contornar isto. Uma sopa vai poder cozinhar na noite anterior, aquecer logo de manhã e reservar diretamente numa garrafa térmica.

Snacks à mão

Hoje em dia, há, em quase todos os escritórios, um frigorífico. Desta forma, ser-lhe-á fácil levar um iogurte, leite ou bebida vegetal para ir bebendo. Para além disso, poderá levar fruta todos os dias que é ótima para saciar a fome e não a deixar mais pesada.

Em dias de cocktail

Quando tem de trabalhar neste tipo de evento o melhor é à chegada pegar logo num pratinho bem pequeno. Colocar o que quer comer e restringir-se apenas àquilo que tem no prato. Mesmo que tenha muita vontade de petiscar aqui e ali lembre-se que “segundos de prazer são uma vida inteira na anca”.

Sem pressas

O stress do dia-a-dia faz com que muitas vezes se coma mais rápido do que se deve. A pressa é inimiga da perfeição, mas, também, do sistema digestivo. Mesmo que esteja numa reunião de trabalho durante o almoço ou jantar, para seu bem, mastigue devagar. Aprecie os sabores, deixe os talheres pousados à mesa e mastigue várias vezes, aproveitando para falar com as pessoas que a acompanham, olhando-as nos olhos e não apenas para o prato.

Deixe o carro de lado

Ao invés de andar sempre de carro, procure andar a pé. Vai manter o exercício físico sem ir ao ginásio. Na pausa para almoço, por exemplo, saia da empresa e faça uma caminhada em volta do terreno.

Como construir o seu prato

Segundo os especialistas a forma como enche o prato pode ser a chave para a perda de peso. Veja o que a maioria tem como regra. Vegatis: Metade do prato deve ser de legumes ou vegetais. Carboidratos: Massas, arroz, batatas devem ocupar cerca de 1/4 do prato… O recomendado para este tipo de nutrientes, é um copo ou o equivalente a um punho fechado. Proteínas: Alimentos como carne, peixe ou ovos devem ocupar 1/4 do prato.

A garrafa por perto

Manter uma garrafa de água na mesa do escritório ajudará a manter-se hidratada e a não esquecer-se de beber. Dois litros por dia é uma quantia recomendável.

Seja inimiga da cadeira

Siga o que por lei está estipulado e alongue algumas vezes por dia. Isto, além de ajudar a evitar possíveis dores, ou lesões por esforço repetitivo ainda serve para aumentar o metabolismo e evitar o stress. Recomenda-se que a cada meia hora o trabalhador faça um alongamento.

Evite o álcool!

Bem sabemos que algumas reuniões acontecem num ambiente descontraído e que há quem não abdique de um copo de vinho ou cocktail. Mas está na hora de evitar esta escolha. Prefira um sumo natural, ou sem açúcar, ou uma água. O álcool é mais calórico do que qualquer outra opção líquida e não oferece nenhum tipo de nutriente.

Mantenha o compromisso

É fácil manter-se na linha uns dias, mas depois há a tendência de relaxar e esquecer a dieta e os cuidados essenciais. Mas lembre-se, se o seu objetivo é perder peso ou manter é importante levar as regras da dieta a sério.

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