Saúde e Bem-Estar

Emagrecer depois dos 50? Dicas para ganhar em idade e perder em peso!

28 Janeiro, 2019

Todos sabemos que com o passar dos anos o nosso corpo tem mais dificuldade em tornar-se naquilo que sempre desejamos. Sair ajuda-a a mudar essa tendência.

Está provado cientificamente que, com a idade, as mulheres têm tendência a ter menos sucesso nas dietas mas nós temos dicas para si.

A partir dos 30 anos o metabolismo fica mais lento e esse é o inicio das grandes dificuldades em conseguir um corpo de acordo com o que a maior parte das mulher sonha.

“A verdade é que a partir dos 30 anos o metabolismo basal tem tendência a reduzir e a tornar-se mais lento. Este é o inicio de muitas dificuldades na questão de perda de peso. Depois, com o passar dos anos, o sedentarismo é algo que também não vai ajudar à perda de peso. Isto começa a acontecer a muitas mulheres na menopausa, a partir dos 50, e depois a entrada da reforma também é algo que pode tirar atividade às pessoas e fazer com que elas não percam tanto peso e, ao invés disso, comecem a engordar”, alerta a nutricionista Lilian Barros.

Esteja atenta às dicas

Contrariar esta tendência pode parecer difícil e a realidade é que a partir dos 50 anos, por exemplo, poucas são as mulheres que têm paciência para dietas rígidas ou mesmo dietas yo yo.

Para conseguir ganhar anos rodeada de sorrisos e com o corpo que sempre quis, existem dicas fáceis de seguir…

A doutora Lilian Barros ajuda-a em como ajustar a sua alimentação, de forma a criar uma dieta que lhe seja conveniente, tanto para a sua saúde como para o seu bem-estar.

Há que passar a usar mais alimentos termogénicos. Estes alimentos vão ajudar o metabolismo a acelerar de forma natural.

Pimenta vermelha

À primeira vista, muitos dirão que pimenta vai fazer-lhe mal à saúde. Contudo, as aparências enganam. Este é um alimento muito benéfico, ajuda a emagrecer, acelera o metabolismo e ainda previne diarreia, artrite reumatóide e promove o bem-estar. A pimenta emagrece porque tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que limpam as células e permitem o bom funcionamento do organismo, evitando assim que a gordura se acumule.

Canela

Esta especiaria é uma fonte rica de manganês, ferro, cálcio e fibra. A canela já é usada para tratar da diarreia, indigestão, inchaço e até melhorar o sistema imunitário. Esta pode, ainda, baixar os níveis de açúcar no sangue, levando à  redução de gorduras acumuladas no corpo.

Gengibre

As substâncias termogénicas do gengibre aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de gordura. O gengibre pode ser ingerido das mais variadas formas, ralado em saladas, em forma de molho, em chá, em sopas…

Atenção aos líquidos

Ingerir líquidos é essencial desde o inicio da nossa vida.  Essa necessidade aumenta ainda mais com o chegar da idade. A  reposição de líquidos é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, sobretudo para emagrecer. Aposte em beber para além de 1 litro e meio de água e chás. O chá verde,  cavalinha, hibisco e dente de leão são as plantas indicadas para ajudar a drenar.

Hidratos? Só dos bons

Há quem consiga abolir de vez os hidratos de carbono da sua dieta, mas, para aqueles que não o conseguem fazer há solução. Aqui sugere-se que se consumam os chamados bons hidratos, ou seja as massas integrais, o arroz integral… Eles vão facilitar o aumento do metabolismo.

Exercício físico é fundamental

Uma das coisas que Lilian Barros aconselha é que com o avançar da idade as pessoas não se deixem cair no sedentarismo e continuem a exercitar-se. Para a especialista em nutrição é “fundamental que as pessoas façam pelo menos caminhadas de trinta minutos diárias”.

Texto: Catarina Martins

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0