Saúde e Bem-Estar

Ervas aromáticas: As vantagens de ter uma ‘farmácia’ no jardim

29 Novembro, 2020

Quando está doente, experimente tratar-se com ervas aromáticas, em vez de recorrer de imediato aos comprimidos. Há vantagens!

As ervas aromáticas são poderosas. Sabia que pode ter uma farmácia no jardim com um stock ilimitado e produtos praticamente de graça? Em vez de recorrer de imediato aos comprimidos, da próxima vez que se sentir mal, experimente tratar-se com algumas ervas.

O poder das ervas aromáticas

Louro

Flatulência e tosse
Fonte de vitaminas A, B, C e D; rico em minerais como o cálcio, ferro, potássio e magnésio. Tem um poder desinfetante. Melhora a digestão e diminui a proliferação de bactérias que geram gases intestinais. Também é um expetorante natural, trata problemas respiratórios e é muito eficaz para acalmar a tosse.

Manjericão

Gastrite
Muito rico em antioxidantes. Ajuda na estimulação do sistema digestivo e é muito útil para combater sintomas de gastrite.

Orégãos

Diabetes
Tem propriedades antibacterianas e atua contra os micróbios nocivos presentes no intestino, sendo, por isso, muito eficaz nos casos de gastroenterite. Também é uma fonte de minerais, como ferro e magnésio, sendo que também é rico em fibra. O consumo de orégãos ajuda a controlar a glicose no sangue, combate a tosse e a bronquite, assim como ajuda a combater a gripe.

Salsa

Infeções urinárias
Atua como diurético e ajuda também a aliviar a flatulência. É recomendada para quem tem problemas renais, já que ajuda a eliminar pedras nos rins. Também alivia os transtornos menstruais. É ainda uma fonte muito rica de vitamina C.

Tomilho

Antibiótico natural
É um poderoso agente na luta e destruição de micróbios causadores de infeções, combatendo infeções por fungos nas unhas dos pés, por exemplo. Excelente para aliviar as cólicas abdominais.

Alecrim

Dores musculares
O consumo desta erva aromática ajuda em dores musculares e articulares, problemas ósseos e ainda digestivos. Funciona também como antibacteriano, fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação e é desintoxicante, combate o envelhecimento e problemas respiratórios.

Sálvia

Cefaleia
Bastante eficaz contra a caspa, pode ser usada para tratar a gengivite e também é utilizada para aliviar cefaleias e desconforto intestinal. Verdadeira planta multiusos, também há quem a use para aliviar a comichão provocada por picadas de insetos.

Hortelã

Anti-stress
É rica em vitamina A, C e K. Ajuda a acalmar o stress e também tem propriedades para o controlo dos níveis de colesterol. Reduz o estado febril e auxilia na saúde digestiva e nos problemas respiratórios.

Como prepará-las?

TISANA
Ferva água numa panela de barro ou vidro, se possível, e assim que levantar fervura acrescente as ervas medicinais. Após isso, deve tapar a panela e continuar o processo de ebulição por cerca de mais cinco minutos e, finalmente, deixar em repouso por mais alguns minutos (ainda com a panela tapada). Não acrescente açúcar. Se a tisana ficar muito amarga, misture um pouco de mel.

COMPRESSAS
Ideais para tratar dores nas articulações, erupções cutâneas, reumatismo e outros problemas. Para preparar uma compressa, é preciso fazer um chá quatro vezes mais forte que o convencional. Coloque as ervas num pano limpo e aplique na área lesionada.

INALAÇÕES
Indicadas para as pessoas que estão com problemas nas vias respiratórias, as inalações são feitas através da inspiração do vapor oriundo das infusões.

Leia mais
Carolina Patrocínio revela truque na amamentação: «Andei com couves no sutiã»
Perca 4 quilos em 3 dias com a dieta cetogénica!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0