Saúde e Bem-Estar

Este é o fruto de verão que emagrece e previne o cancro

1 Julho, 2020

Existem alimentos que são poderosos aliados da nossa dieta e saúde. Este fruto ajuda a emagrecer e previne o cancro. Saiba qual é!

Frescos e ricos em água, os típicos frutos de verão, só disponíveis durante os meses mais quentes do ano, para além de serem refrescantes e muito saborosos, estão também repletos de nutrientes e benefícios para a nossa saúde.

Consumidos regularmente e inseridos numa dieta saudável, podem ajudar-nos a prevenir uma série de doenças e problemas de saúde que afetam a nossa qualidade de vida e bem-estar.

Para além disso, são geralmente pobres em calorias e podem ser preciosos aliados na hora de perder peso.

A melancia, em particular, é um dos mais saudáveis frutos de verão que podemos comer. Extremamente rica em água, o seu tom vermelho intenso «esconde» poderosos nutrientes. Estes são os principais benefícios da melancia.

1. Reduz o risco de cancro e diabetes

A cor vermelha da melancia provém da sua composição rica em licopeno, um poderoso antioxidante. Estudos mostram que este nutriente pode ajudar a reduzir o risco de cancro e diabetes. Saiba também que a melancia contém mais licopeno do que qualquer outra fruta.

2. Protege a pele do sol

O mesmo nutriente – o licopeno – também pode ajudar a proteger a nossa pele da radiação ultravioleta. Ainda assim, mesmo que opte por incluir a melancia na sua alimentação, não deixe de usar o seu protetor solar que deverá ter um FPS de 30 ou mais.

3.  Protege o coração

É rica em citrulina que é um aminoácido que pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Vários estudos já provaram também que o licopeno presente na melancia também pode diminuir o risco de ataques cardíacos.

Veja também: Há mais além da cenoura: Estes alimentos também bronzeiam e (ainda) dão saúde!

4. Mantém o corpo hidratado

A melancia contém cerca de 92 por cento de água, por isso, é uma forma simples de a ajudar a manter-se bem hidratada , especialmente nesta época do ano.

5. Ajuda a controlar o apetite

Sabia que uma pequena taça de gelado de melancia acarreta cerca de 300 calorias? É verdade! A boa notícia é que a mesma quantidade de melancia aporta apenas 40 calorias. Ao contrário de muitas outras sobremesas, este fruto é doce mas não contém gorduras. Para além disso, a sua composição rica em água vai ajudá-lo a manter-se saciada por mais tempo.

Veja ainda: Estes são os alimentos que deve comer mais… Para emagrecer mais!
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top