Lifestyle

Estes 3 alimentos saudáveis deixam a barriga inchada

27 Setembro, 2022

Tem barriga inchada com frequência e não consegue encontrar o motivo? A culpa pode ser dos alimentos que está a ingerir e, alguns deles, saudáveis. Ora veja.

Ter a barriga inchada é um problema bastante comum e que afeta, segundo o site especializado em saúde Healthline, entre 16 a 30% dos indivíduos de forma regular. Pior que isso é que muitas vezes não conseguimos identificar a causa desse inchaço. O inchaço da barriga pode ser um indicador de um doença séria, mas na maioria das vezes é provocado por algo que ingerimos. Alimentos, saudáveis, que estão presentes em quase todas as dietas equilibradas, e que nem fazemos a ideia de que contribuem para o inchaço. A propósito disso, o Healthline fez uma lista de três alimentos saudáveis que provocam barriga inchada.

Alimentos saudáveis que deixam a barriga inchada

Maçãs. É talvez a fruta mais popular no mundo. Mas tem uma digestão algo complicado devido ao alto teor de fibras e frutose. Ambas as substâncias podem ser fermentadas pelo intestino grosso e causar, assim, gases e inchaço. A melhor forma de evitar o inchaço passa por cozinhar a maçã e ingeri-la cozida ou assada.

Lentilhas. As lentilhas provocam inchaço da barriga devido ao seu alto teor de fibras, sobretudo para pessoas mais sensíveis que não estão habituadas a ingerir grandes quantidades de fibras. Além disso, contém ainda FODMAPs, uma variedade de açúcar que contribui para a produção em excesso de gases e para o tão temido inchaço abdominal. Para evitar este problema, opte por lentilhas de cor mais clara, pois possuem uma menor quantidade de fibras.

Brócolos. Os Brócolos e outros vegetais crucíferos como as couves-flor ou as couves de Bruxelas tem alta propriedade nutricional, em que incluem as já referidas FODMAPs, que irão contribuir para a temida formação da barriga inchada. O melhor a fazer para evitar este problema passa por trocar estes alimentos por outros como alface, pepino ou curgete.

Leia ainda: Aposte nestes alimentos de outono para evitar o aumento de peso

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0