Saúde e Bem-Estar

Estes são os alimentos que previnem as constipações

14 Outubro, 2019

Reajuste a sua dieta com alimentos ricos em vitaminas e minerais que reforcem o sistema imunitário e ajudem a evitar as tão temidas gripes e constipações.

Com a chegada do outono, chegam também as temperaturas incertas… Ora está frio, ora está calor, de manhã chove e à tarde o sol brilha.

Com estas irregularidades é importante reajustarmos a nossa alimentação, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época.

Estes são os alimentos que podem fazer toda a diferença na promoção da sua saúde nesta altura do ano, se estiverem inseridos numa dieta equilibrada e adequada:

  • Sopa

Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais.

A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações.

Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 l de água diariamente nesta época do ano.

  • Gengibre

Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação.

Este tem um poderoso poder anti-inflamatório que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta.

Alguns estudos demonstram ainda que tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.

  • Alho

O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

  • Pimento vermelho

O pimento vermelho é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel muito importante no sistema imunitário, principalmente quando já se encontra doente.

No entanto, o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso então deverá evitá-lo.

  • Espinafres

Por ser um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitaminas E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja ou kiwi, por exemplo, ou em cru numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.

  • Aveia

Quando estiver doente, experimente fazer papas de aveia quentes.

Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Por outro lado, contém polifenóis (antioxidantes) e fibras que também fortalecem o sistema imunitário e promovem a saciedade.

  • Curcuma

A curcumina, o composto natural da curcuma é um potente composto anti-inflamatório. Foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos (os ‘soldados’ do seu corpo).

Certifique-se que combina a curcuma com pimenta preta de forma a aumentar significativamente a absorção de curcumina.

 Veja também: Estes são os 8 deliciosos alimentos que deve comer todos os dias!
Texto: Catarina Sofia Correia, nutricionista clínica, no grupo VivaGym | Fotos: Pixabay

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