Saúde e Bem-Estar

Excesso de gases? Conheça dez dos causadores do seu problema!

11 Outubro, 2018

O excesso de gases poderá ser um verdadeiro problema, nomeadamente quando se tem pessoas ao lado.

Os gases são involuntários e produzidos naturalmente pelo organismo. Estima-se que cada pessoa solte um ‘pum’ cerca de 13 vezes por dia, no entanto, ao contrário do que possa pensar, alguns nada têm a haver com a digestão.

Leia ainda: Reutilizar garrafas de água é prejudicial para a saúde. Conheça os perigos!

Se a pessoa ultrapassar a média diária poderá ter estar perante um problema de flatulência excessiva. É caracterizada pela eliminação de gases pelo corpo de forma frequente, causando desconforto e até mesmo algum constrangimento.

Causas:

A presença de gases não indica nenhuma doença e está relacionada, maioritariamente, com os hábitos do quotidiano. Entre eles estão a ansiedade, problemas gastrointestinais, intolerâncias alimentares, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Para além destes, existem outros hábitos comuns no dia a dia que podem, igualmente, ser os causadores de gases. Beber por uma palha é dos dos exemplos. Isto porque, ao beber por este objeto está a ingerir ar, além do líquido. Fumar ou mascar pastilhas elásticas também são alguns dos motivos. Neste caso existe a ingestão de mais oxigénio do que é suposto.

Os medicamentos também estão na origem do problema, uma vez que deixam a boca seca e obrigam o organismo a consumir mais ar. Comer rápido também está na base do problema.

Fotos: Reprodução Unsplash

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0