Saúde e Bem-Estar

Fique fit com menus amigos do biquíni. Não há melhor para a autoestima!

26 Junho, 2021

receitas fit receitas fit

Sinta-se verdadeiramente fit neste verão, fazendo as escolhas alimentares certas. Não há melhor para a autoestima do que estarmos bem com pouca roupa.

Ajudamo-la a conquistar um corpo fit. Para muitas de nós pode começar agora a operação biquíni 2021. Para chegar ou manter aquele que acha ser o corpo ideal, existem vários truques que a ajudam nesse processo, sem ter que se privar de umas idas ao restaurante ou de passar um dia inteiro na praia, ou no campo. Nestes casos, há formas de enganar a fome sem deitar tudo a perder.

Energia sempre!

Faça um pequeno-almoço nutritivo – Flocos de aveia com iogurte, frutos vermelhos, lascas de coco, nozes e canela + chá verde ou pão de cereais com queijo e folhas de manjericão + leite
de amêndoa com cacau magro e stevia.
Aumente o magnésio (ajuda a transformar a glicose em energia e a reduzir insónias ligeiras) – Gérmen de trigo, aveia, nozes, amêndoas, grão, laranja…
Inclua vitaminas do complexo B (participam na produção de energia e no funcionamento muscular e neurológico) – Cereais integrais, levedura de cerveja, espinafres, agriões…
Hidrate-se (a desidratação causa cansaço e desorientação) – Beba água (simples ou com pedaços de fruta, hortelã e canela), coma gelatina sem açúcar…

Acrescente coenzima Q10 (ajuda a ter mais energia e a controlar a tensão arterial) – Sardinha, salmão, cavala, nabiças, espinafres…

O que fazer nos restaurantes

Opte por um restaurante sem bufete livre, pois são uma verdadeira perdição, propiciando os excessos.

Como entrada, escolha uma sopa de hortaliça e legumes ou uma salada, com o tempero à parte.
Evite as bebidas alcoólicas. Opte por água, limonada ou chá sem açúcar.
Recuse o pão e as azeitonas…
Prefira minipratos.
Opte pelos alimentos grelhados (peixe grelhado sabe tão bem!) e cozidos. Se comer assados ou estufados, não coma o molho.
Não coma a pele das aves e retire todas as gorduras visíveis.
Escolha fruta da época como sobremesa e leve-a consigo para comer mais tarde.
Se comer uma sobremesa doce, divida-a com um colega e ande em passo acelerado a seguir ao almoço.
Beba o café sem açúcar. Mexa-o com um pauzinho de canela. Fica delicioso!

Sugestões fit

Opte por comer pratos deliciosos, equilibrados, leves e ainda por cima fáceis de fazer.
1. Gaspacho de tomate + salsichas de tofu de cebolada c/ 2 a 4 colheres de sopa de arroz-alegre + cogumelos grelhados c/orégãos.
2. Sopa de abóbora com agrião + frango na brasa c/ 2 a 4 colheres de sopa de arroz de pimentos + salada mista.
3. Sopa de cenoura c/ feijão-verde + perca grelhada + 3 a 5 colheres de sopa macedónia de legumes + salada de alface-roxa e coentros.
4. Creme de alho francês + hambúrguer vegetariano grelhado c/ batata-doce assada (1 a 2 pedaços do tamanho de 1 ovo) + Salada de alface, tomate e pepino.
5. Sopa de agrião + salada de atum (125 g de atum ao natural, feijão-verde, cenoura cozida, tomate, cebolinho, 6 a 9 colheres de sopa de favas cozidas, vinagre, sal e 1 colher de chá de azeite).

Gelados são uma opção fit

Se está com desejos de gelado não se coíba. Experimente fazê-los em casa.
1.Faça uma mistura de Iogurte grego ligeiro batido com morangos, canela e stévia q.b. Coloque a mistura em forminhas e vai ao congelador.
2.Faça uma mistura de Iogurte grego ligeiro com pedacinhos de pepino, um pouco de sal e pimenta, um pouco de mostarda, um pouco de alho e cebola. Depois coloque nas formas, vai ao congelador.
3.Use sumo de cenoura natural, junte-lhe rodelas de banana, canela, frutos vermelhos. Distribua por forminhas e leve ao congelador.
4.Bata um iogurte natural com chocolate preto (+ 70 %cacau), um pouco de canela e uns pedacinhos de bolacha de aveia. Meta em formas e leve ao congelador.

Geleira saudável

-Aposte nas saladas:
Leve a salada pronta, com o tempero (azeite, sumo de limão, vinagre e sal) num frasco, e tempere na altura. Escolha alface, espinafre, tomate, pepino, cenoura, pimento assado.
Complemente a salada com hidratos de carbono de fácil digestão: Batata-doce, quinoa, milho, massas integrais, pão de cereais…
-Escolha proteína magra:
Camarão, peito de frango, queijo magro, tofu, seitan.
-Leve fruta da época:
Delicie-se com pedaços de melancia, ananás, pêssego, cerejas e uvas bem fresquinhas.
-Hidrate-se bem: Com água, infusões (menta, ginseng…), gelatina sem açúcar.

A nutricionista Dra. Eduarda Alves aconselha

Coma para se sentir bem e não como se estivesse “à beira do apocalipse” – Sinta qual a sua “dose” e coma com prazer sem exagerar.
Escolha o chocolate preto (+ 70% de cacau) – Dá energia, e pode ajudar a descontrair e a aliviar o stress, tem ferro e vários antioxidantes. Bastam 4 quadradinhos por dia!
Coma mais alimentos da horta e menos da fábrica – Mais legumes e frutas da época, e evite comer alimentos tão transformados que os nossos avós não os reconheceriam como alimento.

Se exagerou, compense de imediato – Quer tenha exagerado na quantidade ou tenha comido “alimentos bomba”, faça já refeições mais “leves”, com sopas de legumes, saladas, frutas frescas… E mexa-se mais!

Leia ainda:

ALERTA! 8 ALIMENTOS QUEIMA-GORDURAS QUE DEFINEM AS CURVAS DO CORPO ATÉ AO VERÃO

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0