Saúde e Bem-Estar

Fumar cotonetes: Uma moda nova e perigosa. Desafio tornou-se viral no TikTok

19 Novembro, 2022

Fumar

São muitos os jovens a aderir a esta tendência, que já chegou a várias escolas portuguesas. Especialista alerta para os perigos desta prática.

O TikTok é conhecido pelos inúmeros desafios virais, alguns com graves consequências para os mais novos. A última tendência desta rede social é fumar cigarros improvisados com cotonetes. Nos muitos vídeos partilhados pelos jovens, é possível vê-los a inalar fumo pelo tubo de plástico deste objeto de higiene, depois de cortarem uma das pontas do algodão e acenderem a outra extremidade.

O gesto já é repetido por muitos estudantes em várias escolas portuguesas e divulgado com entusiasmo, sem saberem dos perigos que esta nova tendência pode acarretar para a saúde, nomeadamente a nível de problemas respiratórios, contribuindo, inclusive, para o aparecimento de cancro a médio e longo prazo.

Inflamação no cérebro

Ao nível dos danos causados nos utilizadores, o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela alerta que “as substâncias químicas tóxicas, produzidas por algodão e plástico queimados, afetam o pulmão e o cérebro”, frisando que “as partículas nos pulmões ou na corrente sanguínea podem alertar o sistema imunológico e desencadear inflamação no cérebro”. Para o especialista, este comportamento advém de os jovens quererem fama rápida, devido à falta de maturidade. “Os que os seguem estão na mesma ‘vibe’, mas com menos coragem.”

Sensibilizar os filhos

O especialista tece duras críticas à rede social em questão: “Não impõe barreiras e promove muitas
coisas negativas.” Os pais devem, por isso, alertar e sensibilizar os filhos para os malefícios deste desafio.

Texto: Carla S. Rodrigues

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0