Saúde e Bem-Estar

Gorduras que ajudam a emagrecer! Saiba distinguir as boas das más

25 Maio, 2021

engordar

Temos tendência a meter as gorduras todas no mesmo saco, ou seja, no das más. Mas as insaturadas, ao contrário das saturadas, só lhe fazem bem, na medida certa, é claro.

Uma dieta rica em gorduras, desde que ingeridas da forma certa e em horários controlados pode ajudar a perder peso e a produzir energia, ao invés de acumulá-la. Porém, antes de passar a comer alimentos gordos, saiba distinguir as boas das más.

O truque das gorduras

Estas dividem-se em saturadas e insaturadas. As saturadas estão presentes nos alimentos de origem animal e alimentos como o coco, a manteiga de cacau e o óleo de palma, muito utilizado na indústria alimentar por ter um preço mais baixo.

Já as insaturadas são de origem vegetal. Estas últimas são as que ajudam ao processo de emagrecimento, pois trazem saciedade e ainda têm poder antioxidante, anti-inflamatório, diminuem a concentração de LDL – o mau colesterol – e aumentam o HDL – colesterol bom – no sangue.
As gorduras instauradas são encontradas nos vegetais, nas sementes, nos frutos do mar, nas oleaginosas, nas castanhas, castanhas do pará, castanha de caju, avelã e amendoins sem qualquer adição de sal no óleo de coco, no óleo de linhaça, no azeite extra virgem, no abacate, nas nozes, no óleo de macadâmia, e no óleo de amêndoa.

Nestas substâncias podemos encontrar o ómega 3 e 9. Peixes de água fria como o salmão e as sardinhas são também duas boas fontes de gorduras boas ao nosso corpo. Mas atenção. É importante que as gorduras insaturadas sejam utilizadas corretamente, para que possam trazer, de facto, benefícios. É preciso consumi-las moderadamente de forma a que no total de calorias consumidas diariamente, apenas 20 por cento sejam de gorduras mono e poli-insaturadas.

Cuidado com as dietas

Se deseja, mesmo, emagrecer deve fazê-lo de forma saudável. É preciso que tome muito cuidado com as dietas da moda e que tenha especial atenção aos seus hábitos alimentares.

A realidade é que o nosso corpo necessita de um equilíbrio entre nutrientes. Por isso, nada como ter uma alimentação equilibrada, rica em hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas, vitaminas, lípidos e sais minerais.

Não irá adiantar-lhe de nada fazer uma dieta milagrosa onde perde muito peso, mas ao mesmo tempo perde, também, saúde.
Para perder peso sem comprometer o seu bem estar há que mudar o seu estilo de vida, adotando hábitos alimentares mais saudáveis. Para além disso pratique exercício físico e comprometa-se consigo mesma.

Perca peso com estes alimentos

Maçãs -Alguns estudos revelam que uma maçã por dia pode ser eficaz numa dieta, para evitar o acúmulo e o excesso de peso. Além disso, a maçã é rica em fibras e proporciona uma sensação de saciedade.
Pera – É uma fruta que ajuda a emagrecer, porque fornece até 17 por cento de quantidade diária de fibras, sendo que a maior parte está na casca. Além disso, a pera melhora o trânsito intestinal.
Couve-flor – É um legume rico em vitamina C, que fornece cerca de 36 por cento de nossa necessidade diária. Além disso, possui um baixo teor calórico.
Alho – É um alimento que ajuda a emagrecer, porque reduz o colesterol, elimina o excesso de gordura e acelera o metabolismo.
Brócolos – Possuem diversas propriedades nutritivas. Este vegetal é um diurético eficiente, que age como laxante e é excelente na alimentação infantil.

Texto: Catarina Martins

Veja ainda:

BARRIGA INCHADA? 6 DICAS PARA FICAR LISA

10 PASSOS PARA ACELERAR O METABOLISMO

DIETA: O QUE COMER PARA MANTER A LINHA

NOVOS HÁBITOS PRECISAM-SE! MANTENHA-SE LIGHT

FITNESS – SAIBA QUE INGREDIENTE SECRETO A VAI DEIXAR EM BOA FORMA PARA O VERÃO!

ALIADA DA SUA SAÚDE: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA PAPAIA

DIETA – PERCA ATÉ CINCO QUILOS NUM MÊS

CONHEÇA AS DICAS QUE A VÃO AJUDAR A EMAGRECER!

GELADOS – NÃO ENGORDAM E FAZEM-NOS FELIZES

TRUQUES SIMPLES – EMAGREÇA… MESMO SE NÃO GOSTA DE COZINHAR

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0