Saúde e Bem-Estar

Inverno sem constipações nem gripes. Conheça os truques para evitar ficar doente

12 Janeiro, 2020

Pensar que as doenças sazonais são inevitáveis é um erro muito comum. Ainda mais se considerarmos que basta seguir alguns comportamentos para as combater.

Depois de o inverno passado ter ficado marcado pelo frio e pela intensidade das gripes, e de o verão ter sido quase eterno, está mais do que na hora de começar a cuidar do corpo e criar um escudo protetor contra as doenças próprias desta altura do ano.

No entanto, estas mudanças de temperatura deixam muitas vezes as pessoas despreparadas e desencadeiam uma onda de gripes e constipações. Todos os anos, a história repete-se. Regra geral, assumimos isso como algo impossível de contornar.

A questão não é saber se ficamos doente neste inverno, mas quando é que isso irá acontecer. Pensar que os males deste período são inevitáveis é um erro muito comum, ainda mais quando podemos ter ao nosso alcance vários meios que servem para prevenir e evitar espirros, muco e outros problemas próprios da estação.

Não se esqueça do casaco

Uma peça de roupa nunca é demais. Lembre-se de que não é o próprio resfriado que produz o frio, mas sim o vírus, que se espalha muito mais rapidamente quando as defesas da membrana mucosa estão ocupadas a tentar manter a temperatura corporal. Em suma, isso torna-a mais vulnerável. Por esse motivo, é muito importante estar protegida, de acordo com a temperatura ambiente.

Mantenha as mãos bem limpas

Nesta altura do ano, é especialmente aconselhável não tocar em muitas coisas em espaços públicos, mas, como sabemos, é difícil, por isso o mais prudente é tentar lavar as mãos sempre que puder. Fazer esse gesto com frequência irá manter os vírus à distância. Embora a maioria das infecções sejam transmitidas pelo ar, os germes também se espalham através do contacto físico e, acima de tudo, através das mãos, por isso não toque nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Da mesma forma, se já adoeceu, é muito importante ter a certeza de que as mãos estão limpas, para que a doença não se espalhe mais, especialmente depois de tapar a boca quando espirra ou tosse.

Fique longe dos aquecimentos

O frio do inverno motiva as pessoas a passarem mais tempo dentro de casa, o que, indiretamente, favorece o contágio entre elas. Além disso, o aquecimento seca o ar e as nossas mucosas e, como sabemos, um nariz seco torna muito mais fácil espalhar vírus e bactérias. Por isso deve manter o interior húmido (entre 50% e 70%) e ventilado (algumas pessoas até dormem com a janela aberta). Um humidificador pode ser uma boa ajuda nesta altura do ano.

Veja a temperatura antes de sair de casa

Agora que temos as previsões meteorológicas ao alcance de um clique no nosso smartphone, porquê arriscar? Antes de sair de casa, veja qual a temperatura que vai fazer o resto do dia. Os dias de inverno nebulosos geralmente são uma condição mais favorável para a exposição a germes. No entanto, pode não notar até ao período de incubação, que normalmente são dois ou três dias, no caso de uma constipação comum. De seguida, vem a tosse ou espirros, comichão na garganta, congestão nasal… É então que o arrependimento a assalta. Porque não verificou o tempo?

Certifique-se de dormir o suficiente

Numerosos estudos mostram que um sono reparador (sete a nove horas) ajuda a manter o sistema imunológico em boas condições e, portanto, a vencer qualquer vírus. Caso já esteja infectada, adormecer com tanta tosse e congestionamento pode ser complicado. Tente colocar a cabeça numa altura maior do que o seu corpo, use um humidificador ou beba um chá quente sem cafeína antes de ir para a cama. Se os problemas persistirem, tente um medicamento descongestionante e consulte o seu médico.

Não deixe de praticar exercício físico

Pode ser um tormento deixar o quentinho de casa para se exercitar, mas a atividade física não deve
diminuir no inverno. Atravessar o parque, andar de bicicleta ou ir ao ginásio manterá o seu corpo ativo, melhorará o seu sistema imunológico e as probabilidades de contrair uma infecção serão menores. Além disso, o exercício moderado também ajuda a livrar-se da doença através da transpiração. Desta forma,
não é bom ficar o dia inteiro na cama com frio. Vale a pena sair para uma caminhada, para mover o corpo.

Este fruto SECRETO é um forte aliado para a sua SAÚDE!

Texto: Mário Rui Santos, Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0