Saúde e Bem-Estar

Jejum intermitente: Emagreça de forma saudável com a dieta da moda

29 Novembro, 2020

O jejum intermitente promete uma perda de peso rápida e consiste em restringir a alimentação durante um período não inferior a 16 horas.

A dieta do momento? O jejum intermitente. Quem experimentou, garante que funciona e muitas famosas já se renderam aos seus supostos efeitos. Em primeiro lugar, é preciso dizer que os benefícios do jejum são reais e bem documentados.

As pessoas que passam habitualmente uma parte do ano sem comer, de forma voluntária, têm por norma mais saúde do que a restante população e vivem também até mais tarde. O jejum consegue purificar o organismo, desintoxica e permite uma perda de peso rápida.

É especialmente benéfico para o fígado, já que a dieta provoca uma redução nos índices de glicemia e, como consequência, o organismo começa a queimar gordura armazenada. Esta é a principal vantagem em relação a outros métodos que reduzem a ingestão de calorias, mas que raramente eliminam a gordura localizada.

O que deve saber sobre o jejum intermitente?

Esforço progressivo

Porque terá de passar grande parte do dia sem comer, precisa de adaptar o seu organismo a esta realidade antes de começar a dieta propriamente dita. Comece por ingerir menos hidratos de carbono e diminua de forma voluntária o número de refeições diárias. O segundo passo é limitar o açúcar. Se o fizer, estará a acostumar o corpo à ausência de glicose proveniente da alimentação e a ficar progressivamente com menos fome.

Cardápio variado

Recomenda-se que a dieta seja o mais equilibrada possível, baseando-se em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras e carnes magras. Deve evitar-se o consumo de hidratos de rápida absorção, como pão e derivados de farinha branca. O açúcar está totalmente proibido. Durante o período de jejum, poderá beber chá, café ou água.

Passo a passo

O método mais comum é fazer jejum diariamente, por 16 horas, ficando as restantes oito horas livres para a alimentação. Ou seja, se costuma ir para a cama às 23h e acorda à 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar quatro horas antes de dormir e quatro horas depois de acordar, para completar o tempo mínimo de jejum. Neste exemplo, poderá alimentar-se entre as 11h e as 19h. Uma outra hipótese consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana.

Benefícios PRINCIPAIS

A abstinência alimentar pode
fazer milagres pela sua saúde:
• Retarda o envelhecimento;
• Reduz a pressão arterial;
• Elimina gordura;
• Reduz o colesterol.

Leia mais
Cristina Ferreira revela segredo para combater a barriga inchada
Dieta volumétrica: a nova forma saudável de perder peso!

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0