Saúde e Bem-Estar

Melhore a sua vida com estes exercícios para rir mais

24 Janeiro, 2022

rir rir

Os benefícios que rir traz à nossa vida são mais do que muitos. Fique a conhecê-los e saiba como praticar este exercício.

Ouvimos muito que “rir é o melhor remédio”. Quando rimos, estamos a relaxar os músculos, a aumentar a ventilação pulmonar e a saturação de oxigénio, a atenuar os picos de glicemia, a diminuir a tensão arterial e a estimular o nosso sistema imunitário. Estas são só algumas das boas razões pelas quais devemos rir o mais possível. E existem várias formas de o implementar. Por isso fique com uma certeza: depois de ler este artigo não vale sair de casa de cara amarrada.

O que deve fazer

Olhe-se enquanto sorri – Veja-se ao espelho e observe-se de forma deliberada durante alguns segundos enquanto sorri. Nada de preconceitos. Deixe-se levar. Ao fim de alguns minutos vai sentir-se mais tranquila e com energia renovada.
Ria-se de si e dos outros – Não tenha medo da autocrítica e faça-o também aos outros. Observe tudo à sua volta e foque-se naquilo que lhe parece mais divertido. Ria-se disso, nem que o faça interiormente, para não dar nas vistas.
Escreva – Faça-se acompanhar de um caderno onde anote todas as situações engraçadas pelas quais passou ou assistiu. Aponte as anedotas que vai ouvindo por aí ou frases caricatas. De noite, leia o que escreveu. Nos dias em que se sentir mais em baixo faça o mesmo exercício de leitura. Vai sentir-se menos deprimida.
Adeus, vogais – Tente falar sem pronunciar as vogais. Já tentou? Pois bem, vai ver como perderá a noção do ridículo e conseguirá desinibir-se muito mais. Faça-o em jeito de brincadeira enquanto, por exemplo, faz as tarefas domésticas. Se o fizer em frente ao espelho, o riso é garantido porque vai ver as figuras que estará a fazer.
Música e dança – Estas são aquelas atividades que nos fazem libertar totalmente a tensão. Dançar e cantar ajudam a que o corpo liberte hormonas de bem-estar e isso afasta-a do mau humor e da ansiedade.

Cinco motivos para começar a rir já!

Reduz a ansiedade – Quando rimos, aumentamos a produção de serotonina e endorfina, duas hormonas ligadas ao bem-estar, prazer e felicidade.

Tonifica os músculos – Aliviamos a tensão do nosso rosto e melhoramos a elasticidade da nossa pele. Uma boa risada faz com que se movimentem 12 músculos e consequentemente se ative a circulação sanguínea.

Melhora a autoestima – Está na hora de deixarmos de levar tudo tão a sério. Sorrir torna os dias mais leves e eleva a nossa autoestima, na medida em que nos sentimos automaticamente mais bonitas.

Circulação sanguínea recuperada – Sorrir fortalece as artérias e os músculos cardíacos, uma vez que ao rir o nosso coração vai bombear o sangue com mais energia.

Cérebro mais saudável – Ao sorrir, a produção de endorfina aumenta, o pulmão inspira e expira o ar com mais rapidez e, consequentemente, leva melhor e mais oxigénio ao nosso cérebro. Isto faz automaticamente desenvolver a criatividade e os pensamentos com mais destreza.

O poder de uma boa risada!

– Cinco minutos de gargalhadas equivalem a 45 minutos de exercício físico.
– Rir cem vezes ao dia equivale a remar durante dez minutos.
– Rir durante seis horas equivale ao mesmo do que nadarmos 400 metros ou corrermos durante 20 minutos.

Sabia que…
… existem atividades como a risoterapia e o ioga do riso, que são dadas por especialistas em vários locais de Portugal? Esta é a prova de que rir é mesmo benéfico à nossa saúde.

 

Leia ainda:

DIA MUNDIAL DO RISO: ESTES SÃO OS FAMOSOS QUE OS PORTUGUESES MAIS GOSTAM DE VER RIR

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0