Saúde e Bem-Estar

Memória: Jogos para idosos que estimulam a mente

2 Outubro, 2021

memória

Nesta fase da vida, a capacidade cognitiva começa a mostrar sinais de declínio e a memória é afetada. Mantenha o cérebro ativo.

Entre os principais transtornos que acometem as pessoas da terceira idade, estão as deficiências cognitivas, principalmente as relacionadas com a perda da memória. Neste sentido, e quando se assinala o Dia Internacional do Idoso, a 27 de setembro, os jogos para idosos trazem benefícios que ajudam a combater e a prevenir algumas dessas doenças, além de facilitar as atividades quotidianas. Assim, tais como os exercícios físicos e passeios, eles podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades.

Jogo da memória

O próprio nome do jogo demonstra um dos benefícios que ele traz para os idosos. Exige que a pessoa exercite o raciocínio para identificar as peças iguais. O jogo da memória otimiza a capacidade de compreensão, pois são estimuladas as áreas do cérebro que costumam atrofiar com o passar do tempo, proporcionando mais segurança e tranquilidade para executar as atividades do dia a dia.

Bingo

É um ótimo exercício mental para os idosos, já que, por mais simples que possa parecer, desenvolve a atenção e a coordenação motora, pois o jogador precisa ouvir o número que sai e preencher o cartão rapidamente. O bingo pode ser também um momento de convívio social prazeroso, o que é primordial para manter a felicidade e a motivação dos idosos.

Palavras cruzadas

Contribuem para a manutenção de conhecimentos gerais, além de ajudarem a conhecer assuntos diferentes. Por esse fator, é uma atividade muito boa para manter o cérebro atuante e preparado para novas descobertas. Além disso, as palavras cruzadas são consideradas uma alternativa de prevenção para algumas doenças, como o Alzheimer, visto que aumentam a capacidade de raciocínio lógico, estimulam a atenção e trabalham a memória.

Xadrez

É outra opção de jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico do idoso. Ele deve ser jogado entre duas pessoas, proporcionando momentos de descontração e alegria. O jogo contribui para melhorar a desenvoltura no momento das decisões, ajudando a pessoa a resolver problemas e a encontrar soluções para as tarefas quotidianas.

Mímica

Neste jogo, o objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa usando apenas o movimento do corpo, sem a fala. A atividade é muito estimulante para o idoso, pois impulsiona a criatividade e exercita a capacidade de pensar, com a procura de soluções e respostas.

Cartas e dominó

São muito positivos para a manutenção e o desenvolvimento cognitivo do cérebro. A atividade requer conhecimento das cartas e peças, o que estimula a procura por informações antigas no cérebro que desenvolvem o raciocínio lógico e a tomada de decisões.

Puzzles e legos

Este tipo de atividade contribui para estimular o raciocínio lógico e a tomada de decisões. A pessoa deve encontrar a melhor solução, ao mesmo tempo que tem a necessidade de escolher as peças que deverão ser encaixadas. A habilidade de resolver problemas lógicos e emocionais é fortalecida.

Exercitar o corpo

A prática de atividade física na terceira idade é também importante para reduzir as alterações causadas pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, a perda de equilíbrio, a perda de agilidade e flexibilidade e da resistência muscular. Exercícios como caminhadas, natação, bicicleta, ioga e pilates podem ser praticados com regularidade: três vezes por semana, 40 a 60 minutos por sessão.

Texto: Mário Rui Santos
Leia ainda: Problemas de saúde dos famosos. Eles assumem patologias

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1