Saúde e Bem-Estar

Mesoterapia para rosto e mãos: recuperar a pele das agressões causadas pela pandemia

14 Junho, 2021

A nossa pele sofre há mais de um ano. O rosto escondido debaixo das máscaras e as mãos sujeitas ao gel desinfetante. Eis os benefícios da mesoterapia.

Sabe como a mesoterapia a pode ajudar?

Desde o aparecimento da pandemia que há uma obrigação geral de utilizar máscaras de proteção individual, assim como efetuar uma higienização mais frequente das mãos através de gel desinfetante. Estes comportamentos passaram a fazer parte da nossa rotina, mas acabam por provocar na pele um desgaste e uma desidratação profunda dos tecidos internos.

“Numa perspetiva geral, é de verificar que, por um lado, as máscaras acabam por impedir que a pele respire livremente, provocando assim o enfraquecimento da sua textura. Por outro lado, com o uso das diversas soluções de álcool-gel nas mãos, a pele acaba por secar muito, impedindo a hidratação saudável e cuidada que a mesma necessita”, explica o Dr. David Rasteiro.

Com base nestes efeitos, o cirurgião esclarece ainda que “um dos tratamentos de medicina estética mais indicados é mesoterapia. É uma técnica que ajuda a refirmar os tecidos internos da pele, eliminando também a flacidez”.
Através de microinjeções, a mesoterapia permite restabelecer uma hidratação profunda da pele para que esta volte a ganhar um aspeto uniforme, saudável e mais persistente.

“Para tal, pode-se aplicar diversos tipos de produtos consoante o caso específico a ser avaliado em consulta: componentes hidratantes e vitamínicos, aminoácidos, PRP (plasma rico em plaquetas), ácido hialurónico (já bastante conhecido por todos, é uma molécula fundamental na nossa pele para uma boa textura e hidratação), entre outros.

Desta forma, conseguimos melhorar a qualidade da pele e fornecer a nutrição de que necessita e que vai perdendo com a utilização das máscaras e do gel desinfetante. Uma outra vantagem é o facto de que com a aplicação de produtos hidratantes através da mesoterapia irá ainda beneficiar do seu poder preventivo”, salienta o Dr. David Rasteiro.

Mesoterapia – procedimento simples e eficaz

Na prática, “este é um procedimento realizado em consulta e que não deixa marcas na face ou mãos. A duração do tratamento depende da área em que colocamos e ainda do tipo de produto a aplicar. Pode variar entre 30 minutos a uma hora.

Não carece de cuidados específicos de pós-operatório. Normalmente pode ser aplicada numa hora de almoço – os chamados ‘tratamentos de hora de almoço’”, adianta o cirurgião plástico.

Desde muito cedo, devemos cuidar da pele. Porém, numa circunstância anómala, como é a da pandemia, o desgaste e o envelhecimento da pele estão mais presentes. A pele do rosto não respira sob as máscaras e fica mais seca e sujeita a imperfeições (como acne). Também as nossas mãos tendem a ficar com um aspeto mais envelhecido.

“A mesoterapia acaba por ser uma técnica eficaz que resulta numa hidratação profunda, revertendo a secura e o envelhecimento da pele. Esta técnica fornece os componentes necessários para que obtenha uma força e um brilho natural e jovem”, conclui o Dr. David Rasteiro.

Mesoterapia – como funciona

Este procedimento tem resultados positivos, pois a pele recebe os ingredientes de que necessita para ficar hidratada e restabelecida. A técnica da mesoterapia consiste na inserção de microinjeções na epiderme. É injetada uma mistura de substâncias que poderão ser fatores de crescimento ou ácido hialurónico. Estas substâncias hidratam a pele e promovem a produção natural de colagénio, fortalecendo-a e tornando-a mais jovem.

 

Leia ainda:

CIRURGIAS PLÁSTICAS A TEMPO DO VERÃO? SIM, É POSSÍVEL

 

Texto: Carla da Silva Santos

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0