Saúde e Bem-Estar

Na bexiga quem manda é você! Não deixe que ela controle os seus horários!

10 Setembro, 2019

Um dos problemas de saúde mais comuns por todo o Mundo, estima-se que a Bexiga Hiperativa afete em Portugal um milhão e 700 mil pessoas acima dos 40 anos.

A bexiga hiperativa – BH – é uma síndrome que se caracteriza por um aumento da frequência urinária, uma urgência em urinar, muitas vezes acompanhada de noctúria – necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, interrompendo assim o sono – e também associada a incontinência urinária.

Nas pessoas com BH, os músculos da bexiga parecem enviar mensagens erradas ao cérebro, fazendo com que ela se contraia com maior frequência do que deveria, e nem sempre quando se quer, mesmo quando contém apenas pequenas quantidades de urina. Por isso, a pessoa tem muito menos controlo quando a bexiga se contrai para urinar. É caracterizada por um grupo de quatro sintomas:

URGÊNCIA: o sintoma mais comum da BH é a urgência urinária, que consiste num desejo repentino e imperioso de urinar.

FREQUÊNCIA: se sofre de bexiga hiperativa, é possível que vá à casa de banho para urinar oito ou mais vezes ao longo de um período de 24 horas.

NOCTÚRIA: a noctúria é definida como o acordar duas ou mais vezes por noite para urinar. A maioria das pessoas consegue dormir durante seis a oito horas sem ter de o fazer.

INCONTINÊNCIA POR URGÊNCIA: A necessidade de esvaziar a bexiga é tão avassaladora que podem acontecer perdas acidentais de urina antes de conseguir chegar à casa de banho.

Leia ainda: É bom e faz bem à saúde! Fiquei a conhecer estas 15 boas razões para fazer sexo!

Texto: Revista Maria; Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0