Saúde e Bem-Estar

Não faz exercício e não quer engordar? Estes são os hábitos que deve seguir!

2 Agosto, 2020

Muitas pessoas tendem a engordar quando passam demasiado tempo sem fazer exercício físico. Estas são as regras que deve seguir com a sua alimentação!

Evitar engordar é uma dos nossos principais objetivos. Quem passa muito tempo em casa começa a ter uma maior vontade de comer. É inevitável.

O que mais acontece é que as pessoas começam a perder a noção das quantidades que ingerem, assim como os padrões de qualidade podem acabar por diminuir. O pior é que depois, ao olharem-se ao espelho, começam a não gostar daquilo que vêem.

Leia ainda: Estes são os melhores exercícios para tonificar glúteos e pernas, segundo Ana Águas

A verdade é que pessoas menos ativas não podem usar isso como desculpa para engordar. Siga estas regras:

1. Experimente alimentos novos

Na nossa vida fazemos muitas restrições alimentares e, na maior parte das vezes, limitamo-nos sempre a comer a mesma coisa e, ao fim de algum tempo, o prazer de comer foi-nos retirado. Uma boa dica é que aprenda a conhecer todas as possibilidades alimentares. Frutas das quais nunca ouviu falar, vegetais que nunca viu ou peixes e carnes que nunca teve oportunidade de experimentar.

2. Aposte em produtos biológicos

Comprar o mais barato nem sempre é a melhor forma de fazer as suas compras. O ideal será começar a conhecer a qualidade dos produtos. A sua origem e a forma como são criados. Optar por produtos biológicos certificados pode sair-lhe mais caro, mas certamente que os nutrientes que estes contêm vão ajudá-lo a desintoxicar o corpo.

3. Reforce a ingestão de água e infusões

Deve aumentar a ingestão de água. Se é daquelas pessoas que não acha piada à agua, pode sempre optar por beber infusões ou águas com sabor.

Leia ainda: Veja o antes e depois dos famosos que perderam muitos quilos com dietas rigorosas!
4. Prepare pratos ricos e nutritivos

Diminuir o consumo excessivo da carne é uma boa opção para perder peso. Ainda assim, tenha em conta que os olhos também comem e a vontade é essencial para conseguir ter prazer no que come. O ideal é fazer sempre pratos bem compostos, onde estejam incluídos alimentos dos diversos grupos alimentares como as proteínas, os hidratos e os vegetais. Aposte nos vegetais de qualidade.

5. Prefira os «novos» hidratos de carbono como a quinoa

A maior parte das pessoas tende a abolir totalmente os hidratos da sua ementa. Saiba que isso é errado até para aqueles que têm pouca atividade física. O importante é conhecer bem os hidratos que vai consumir. A farinha de trigo, o arroz branco ou a batata podem ser trocados por quinoa, cuscuz, massa de espelta, entre tantas outras opções.

6. Faça por ter uma despensa «inteligente»

Quando for às compras faça uma lista de tudo o que necessita. Para que possa evitar «cair» em exageros o melhor é afastar de sua casa todo o tipo de tentações. Bolachas, batatas fritas, aperitivos, são boas opções a não ter em casa.

7. Defina horários regulares para as refeições

Não pense que o tempo de não ter «nada» para fazer lhe dá o direito de comer a toda a hora. A verdade é que deve cumprir um horário para fazer as suas refeições.

8. Caminhe 30 minutos todos os dias

Está a ver aquelas maratonas de séries em que passa dias inteiros no sofá sem se levantar e em que come em frente à televisão? Esqueça-as. Troque-as por caminhadas de 30 minutos diárias. Vai ver os quilos a sair e a sua autoestima e saúde a aumentar.

Lembre-se que falar com um especialista em nutrição é sempre uma boa opção para começar, passo a passo, a deixar a vida sedentária. Seja qual for a razão pela qual não é uma mulher ativa, o melhor é fazer de si uma prioridade na sua vida.
Veja também: Fotografar a comida pode ajudá-la a emagrecer? Sim é verdade
Texto: Redação Maria | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top