Saúde e Bem-Estar

O que é a fibromialgia? Saiba como esta doença se manifesta e como se trata!

12 Maio, 2019

médica

A fibromialgia é uma doença crónica mas os seus sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde.

A fibromialgia é uma doença crónica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões específicas.

Embora existam diversas descrições desta doença desde há muito tempo, ela apenas foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como doença no final da década de 70.

A fibromialgia é uma doença crónica mas os seus sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde. Essas variações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, alterações hormonais, stress, depressão, ansiedade ou com um esforço maior que o habitual.

A gravidade dos sintomas torna a fibromialgia muito incapacitante, com importante impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas. A fibromialgia atinge cerca de dois a oito por cento da população adulta. Dessa população, entre 80 a 90 por cento dos casos são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos.

LEIA TAMBÉM: Endometriose: A doença que se confunde com dores menstruais

Embora não haja estatísticas rigorosas para Portugal, calcula-se que cinco a seis por cento da população sofra da doença, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos.

Outros estudos referem em Portugal uma prevalência de cerca de 3,6 por cento de casos de fibromialgia, podendo muitos outros não estar diagnosticados. De facto, muitos dos doentes permanecem numa incerteza diagnóstica durante vários meses ou anos.

Quais as causas da fibromialgia?

Não se conhecem com rigor as causas da fibromialgia. Provavelmente inúmeros fatores contribuirão para esta doença.

A fibromialgia parece estar relacionada com uma desregulação de determinadas substâncias do sistema nervoso central.

O stress, algumas doenças imunológicas e endocrinológicas, um trauma físico (cirurgia, acidente de viação, etc.) ou um trauma psicológico (morte, divórcio), parecem contribuir para o desenvolvimento ou manutenção desta situação clínica.

Estão descritos alguns casos de fibromialgia que começam depois de uma infeção bacteriana ou viral, um traumatismo físico ou psicológico.

Saiba como a doença se manifesta, com se diagnostica e como se trata aqui.

Texto: Redação Win-Conteúdos Digitais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0