Saúde e Bem-Estar

Praia: Benefícios que uma ida ao areal e ao mar podem representar para a saúde

25 Julho, 2022

A praia é sinónimo de lazer e de descanso. Saiba qual o impacto que uns dias com os pés na areia e na água salgada podem ter na sua saúde.

Destinos perto da praia são dos locais mais procurados nas férias e ainda por cima podem ser úteis para curar várias doenças. Saiba o impacto que os dias na areia e na água salgada fazem pelo seu corpo.

Praia e seus benefícios

Ação anti-inflamatória

Responsáveis pelas desagradáveis e incómodas micoses, que costumam “invadir” sobretudo os nossos pés, os fungos gostam e precisam de humidade e calor para a sua sobrevivência. Mas num ambiente como a praia, onde ficamos descalças e mais expostas, facilitamos a ação do iodo livre da água do mar, que é um agente antifúngico. O sol também melhora doenças inflamatórias como psoríase, dermatite seborreica e eczema, assim como diminui a comichão e a descamação. Isso acontece porque a radiação ultravioleta possui um efeito anti-inflamatório.

Combate a celulite e a flacidez

Ao baterem nas nossas ancas, as ondas fazem uma massagem vigorosa nessa região, aumentando a circulação local e promovendo uma importante ação de drenagem linfática, que melhora substancialmente a celulite. Tanto que os dermatologistas recomendam drenagem linfática no tratamento de celulite, gordura localizada e flacidez cutânea, com duração de 30 minutos a uma hora, a cada três dias. Além disso, mantermo-nos em pé e equilibradas no mar contra a maré requer um trabalho muscular que também melhora a celulite e a flacidez.

Esfoliação para os pés

Ao contrário das outras partes do corpo, os pés possuem uma camada de queratina mais espessa e de difícil remoção. Por essa razão, o simples ato de andar descalça na praia faz com que o contacto da pele com os grãos de areia promova uma esfoliação mecânica capaz de soltar as células mortas, deixando a região mais lisa e macia.

Pele renovada

Graças às altas temperaturas, no verão a nossa alimentação é mais saudável, pois ingerimos maior quantidade de fruta, saladas e água. Ao bebermos mais líquidos, hidratamos a nossa pele da maneira mais eficaz, de dentro para fora. O resultado é uma pele bonita, viçosa e tratada. Já a maior abundância de fruta, verduras e legumes nas refeições garante excelentes quantidades de vitaminas, sais minerais, fibras e substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres.

Unhas fortes

A quantidade de iodo na água do mar não é tão grande para que este oligoelemento seja utilizado terapeuticamente para fortalecer as unhas. No entanto, o contacto livre e diário delas com a água salgada, em que o iodo está presente, acaba por promover este benefício, já que a substância melhora a queratina das unhas, deixando-as mais firmes e menos quebradiças. Para um mês de férias, um banho de dez minutos diários é o suficiente para esta ação.

Pernas firmes

Além dos benefícios energéticos do contacto com a areia da praia, caminhar à beira-mar descalça estimula a proprioceção, que é a capacidade que o corpo humano possui de avaliar em que posição está, a fim de manter o equilíbrio parado ou em movimento. Esse tipo de treino melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a força, a velocidade e a flexibilidade. Como é um exercício aeróbico agradável e não exaustivo, andar na areia estimula os músculos mais profundos, fortalecendo as articulações de pernas, joelhos, tornozelos e zona pélvica.

O mar hidrata

O contacto com a água do mar é, sobretudo, um elixir de saúde para a sua pele, desde o alívio dos sintomas associados à dermatite, diminuindo a dor e a inflamação na pele, às propriedades antisséticas da água salgada para sarar feridas. Uma equipa do Departamento de Dermatologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu, por exemplo, que a aplicação de água do mar numa irritação alérgica contribui para uma maior preservação e hidratação da pele.

Eliminar líquidos

As atividades que são realizadas debaixo de água exercem uma leve pressão sobre os órgãos e tecidos do corpo, ajudando a mobilizar e eliminar os líquidos que ficam retidos no tecido celular subcutâneo. Da mesma forma, essa leve pressão submete as veias do corpo a aumentar a sua drenagem, de modo que a vasodilatação venosa (varizes) melhora significativamente.

Respira-se melhor

Encha bem os pulmões com o ar da praia. A brisa do mar atua como uma espécie de aerossol ou spray natural muito rico em iodo. E onde vão atuar as propriedades do ar? Nas glândulas da tiróide e do nariz, que conseguem expelir com maior facilidade os indesejados mucos. Quando estamos na praia e respiramos a brisa marítima, temos maior facilidade em respirar, como se o sistema se tivesse limpado. A ventilação melhora e a quantidade de hemoglobina aumenta, otimizando a circulação de oxigénio.

Cálcio para os ossos

Ao tomar os devidos cuidados, como evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas, reaplicar o protetor solar a cada duas horas, proteger o rosto com chapéu e os olhos com óculos escuros, dá para desfrutar do lado bom do sol. Ele é indispensável na síntese da vitamina D pelo organismo, necessária na fixação do cálcio para manter e fortalecer os ossos. Bastam apenas dez a 15 minutos de exposição para beneficiar desse efeito.

Leia mais
As lesões mais frequentes no verão. Tenha atenção

Foto: Shutterstock

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0