Saúde e Bem-Estar

Esta é a melhor idade para ter filhos. Saiba porquê!

9 Março, 2019

filhos

Pensa em aumentar a família mas não sabe se já chegou a altura certa? Este artigo ajuda-a a perceber qual o melhor momento

O assunto é sério! Quando o tema entre casais começa a ser «ter filhos» é importante ter vários pontos em consideração. Além dos fatores genéticos e biológicos, não podem ser colocadas de parte questões sociais, económicas e de diferenças de género.

A fertilidade, um tema muitas vezes esquecido, diminui com o passar do tempo. Ou seja, quanto mais tarde a mulher e o homem pensarem ter filhos menor é a probabilidade de um resultado positivo.

Este artigo vai, baseado num estudo realizado pela BBC, ajudá-la a perceber a idade ideal para ter filhos, consoante os vários fatores mencionados anteriormente e as várias opiniões de especialistas das mais variadas áreas.

Mais de 50% dos bebés nascem de mulheres acima dos 30 anos

Segundo as mentalidades e estilos de vida de países como o Reino Unido e o Brasil, os resultados divergem. No caso do primeiro, mais de metade dos bebés nascem de mulheres com idades acima dos 30 anos. Já no Brasil, o paradigma é diferente, uma vez que apenas 13% das mulheres têm filhos entre os 30 e os 34 anos, número que subiu cerca de 7% nos últimos anos.

A realidade é que o número de mulheres que tem filhos acima dos 35 anos tem aumentado, mesmo tendo em conta que a fertilidade feminina é reduzida nessa idade.

Fertilidade masculina

Pensar em ter filhos não depende apenas da fertilidade feminina mas também da masculina. A idade, como referido anteriormente, é um ponto importantíssimo uma vez que a fertilidade dos homens diminui depois dos 35 anos. Segundo estudos recentes, quando os pais são mais velhos existe uma possibilidade maior de os filhos nascerem com complicações.

Visão dos especialistas

Sarah Matthews, consultora de ginecologia e especialista em fertilidade, considera que a idade onde existe um menor risco de complicações na gravidez e no pós-parto é entre os 25 e os 29 anos.

Já na opinião da socióloga Melinda Mills, do Reino Unido, do ponto de vista social ter filhos mais tarde é mais benéfico. Porquê? Prende-se com o facto de quanto mais tarde os casais constituem família, maior é a estabilidade económica e financeira. Logo, o ideal seria ter filhos a partir dos 30 anos.

Por outro lado, e numa visão mais focada no género, Sophia Walker, líder do Partido da Igualdade das Mulheres, no Reino Unido, acredita que existem fatores que condicionam, e muito, a decisão de ter um filho. Em primeiro lugar, aborda a questão do custo das creches e da diferença salarial entre homens e mulheres. A mulher, por ser a principal responsável pelos cuidados dos filhos, é o elemento do casal que sai mais sobrecarregado e que, ainda hoje, é o menos valorizado tanto económica como socialmente.

Uma pesquisa feita na Holanda constatou que existem várias idades em que as mulheres podem ter filhos, consoante o número de agregado familiar que pretenderem ter. Ou seja:

Se uma mulher que ter uma família com três filhos, deve pensar em começar a tentar tê-los aos 23 anos.

No entanto, se quiser ter apenas dois, a idade ideal são os 27 anos. Se quer apenas um, pode apostar em aumentar a família a partir nos 32 anos.

Texto: Marisa Simões

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0