Saúde e Bem-Estar

Férias são férias. Quando é para descansar Desligue do trabalho!

30 Agosto, 2021

férias são férias férias são férias

Todas sabemos que as férias são necessárias para descansar e recuperar energia. Mas nem sempre é fácil desconectar-se a 100 por cento.

Na era da tecnologia e dos smartphones, que parecem extensões das nossas próprias mãos, é muito tentador continuar a consultar e-mails e mensagens se não estamos a trabalhar. A melhor maneira de realmente relaxar durante as suas merecidas férias é desconectar completamente todos os dispositivos aos quais está ligada e mergulhar no que a rodeia, de preferência no mar. Não há soluções mágicas, mas, para garantir que consegue desfrutar em pleno das suas férias e dos seus, sem estar sempre stressada em relação ao trabalho, siga estes conselhos:

  • Informe a sua ausência
    Com antecedência, deve informar que vai estar de férias e assegure que deixa uma resposta automática de e-mail clara, e onde indica o nome da pessoa de contacto na sua ausência.

 

  • Liberte-se das redes sociais
    As redes sociais são uma boa forma de comunicação, mas todas nós sabemos que acabamos por despender mais tempo do que aquele que nós gostaríamos a navegar. Evite a sobrecarga de informação durante as férias e relaxe no presente.

 

  • Leia em papel
    Aproveite para ler aquele livro que tanto queria ler e que ainda não teve tempo. O iPad e o Kindle são invenções incríveis mas, a menos que tire mais do que três semanas de férias, é provável que só precise de um ou dois livros. Compre revistas ou um jornal e redescubra os prazeres da leitura e do cheiro do papel. Optando pelas formas de leitura tradicional, a tentação para navegar a web é certamente menor também

 

  • Estabeleça limites pessoais e familiares
    Distinga claramente os seus momentos a solo, dos seus momentos em família. Em ambos os casos prepare-se para estar completamente focada ou em si ou na sua família. Aprecie o tempo que tem e o tempo com a sua família, sem distrações ou pressa.

 

  • Stop ansiedade
    Se, ainda depois de cumprir todos estes conselhos, a responsabilidade é maior e sente uma maior angústia por estar desconectada, dedique um tempo limitado por dia (por exemplo um pouco pelas noites) para comprovar os e-mails.

 

Os períodos de descanso devem servir para nos fazer sentir bem e nos fortalecer. Descansar, refletir e desconectar é justo e necessário porque, está cientificamente comprovado que não fazer nada é muito saudável. Dez minutos diários de inatividade são muito positivos.

 

Aprenda a fazer “off”

O telemóvel e o uso desproporcional que dele fazemos, é um dos culpados para que muitas vezes não consigamos desconectar no período de férias. Este dispositivo aparentemente inofensivo obscurece os limites entre a vida profissional e as nossas horas de descanso e lazer e isso faz com que estejamos sempre ligados. Para reverter essa situação, devemos ter clareza sobre o que está a acontecer. É preciso estar atenta que esses gestos ou hábitos aparentemente inofensivos acabam configurando um padrão de comportamento doentio. Por isso, temos que ser disciplinadas e colocar limites e barreiras, tais como:

  1. Não responda;
  2. Meta o telemóvel em modo avião;
  3. Remova as notificações;
  4. Coloque respostas automáticas;
  5. Se nada disso bastar, deixe-o na gaveta.

 

Sabia que…

… 30% dos trabalhadores não conseguem evitar o contacto com a sua empresa durante as férias?

 

Leia ainda:

VAI DE FÉRIAS? LEVE UMA MINIFARMÁCIA COM OS MEDICAMENTOS CERTOS

 

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0