Saúde e Bem-Estar

Saúde: 8 coisas que não pode fazer à sua vagina

12 Agosto, 2019

Pode considerá-la a sua melhor amiga porque ela o é, de facto. Todo o cuidado é pouco com a vagina e nós explicamos-lhe porquê.

Se ela não está bem nós não ficamos bem. Basta um ardor ou uma irritação na vagina para percebermos que algo de errado se passa. Assim que notar um destes sintomas, deve estar atenta à evolução dos mesmo e deslocar-se ao seu médico assistente (de preferência a um ginecologista). Mas todos os dias há gestos que lhe fazem mal.

Usar pensinhos todos os dias

Saiba que usar absorventes íntimos todos os dias aumenta os níveis de humidade na zona do períneo, o que estimula a produção de secreções vaginais e infeções. O ideal é usar, apenas, nos últimos dias da menstruação.

Disfarçar odores vaginais

Cada mulher tem o seu próprio cheiro, assim como o seu orgão sexual. A menos que se trate de um odor intenso e desagradável, acompanhado de ardor e/ou comichão, deve estar sossegada e não usar qualquer tipo de produto para disfarçar o cheiro da sua vagina.

Negar o corrimento vaginal

Tal como todas as mulheres têm o seu próprio cheiro na zona “V”, também têm corrimento e se não o têm é porque algo está mal. O corrimento, ou secreção vaginal, varia conforme a altura do mês e deve ser encarado com a maior naturalidade.

Duches na zona íntima

A sua vagina sabe limpar-se sozinha e não precisa de jactos de água quente com gel de banho que só servem para “empurrar” para dentro as impurezas que ela quer expulsar. Higiene diário com um sabão neutro e a água morna ou fria, nunca quente, é suficiente.

Ignorar o bidé

Para além do duche matinal, uma passagem pelo bidé ao final do dia, não faz mal nenhum. Mas, cuidado, não exagere na limpeza. A vagina deve ser limpa suavemente de forma a eliminar impurezas e nunca ser limpa como outra parte do corpo que está exposta.

Usar acessórios que não estão limpos

O pior que nos pode acontecer no “andar de baixo” é desenvolver uma alergia. Por isso, todos os seus brinquedos sexuais, por exemplo os vibradores, devem ser meticulosamente limpos após cada utilização.

Não a deixar respirar

Apertar a sua vagina em cuecas um tamanho a baixo ou calças tão justas que tem de deitar-se para as conseguir vestir está fora de questão! As peças (lingerie e roupa) de algodão são as melhores amigas da vagina.

Dormir com ela “afabada”

Para quem tem problemas constantes com bactérias e fungos o melhor que tem a fazer é dormir sem cuecas. Sim! Sem cuecas. Leu bem!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 3 | 9