Saúde e Bem-Estar

Será que o pão que come faz bem à saúde? Cuidado

30 Janeiro, 2019

Não há casa portuguesa que não tenha, às refeições, o cestinho do pão em cima da mesa. Porém, a dúvida quantos aos benefícios deste alimento continua a estar na ordem do dia. Descubra qual o pão mais indicado para si.

Em casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, já diz o velho ditado. É a propósito do Dia Mundial do Pão, que se assinala no próximo dia 16 de outubro, que fazemos este artigo a pensar em si, afinal a tradição de comer pão tem-se vindo a perder ao longo dos tempos, muito em parte devido à moda das dietas que vem a ganhar cada vez mais adeptos. Mas o que a leitora talvez não
saiba é que este é um dos alimentos que está na base da nossa alimentação e que lhe pode trazer bastantes benefícios em termos de saúde.

Feito à base de cereais, o pão difere de região para região, tanto na sua forma, como na cor, no gosto ou na textura do miolo. É também usado em pratos tradicionais, como por exemplo as açordas alentejanas, e até em doces, imagine! Porém, este alimento é muito energético, nutricionalmente rico e fornecedor de minerais, tais como o sódio e o potássio, bem como de vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta.

A composição do pão ajudam-na a regularizar os níveis de açúcar (glicemia) no sangue, auxilia o trânsito intestinal e garante uma sensação de saciedade prolongada.

Incluído numa alimentação saudável e equilibrada, e desde que ingerido com moderação, o pão pode,
e deve, estar presente nas suas refeições. Se tem a fama de ser muito «pãozeira» e receia cometer algum excesso, então é aconselhável procurar um nutricionista que a ajudará a escolher a melhor opção e qual a quantidade adequada à sua situação e objetivo em particular.

Benefícios ou malefícios?

O pão é um alimento que já não é consensual quanto aos seus benefícios e malefícios, pois há quem acredite que faz mal à saúde, mas há quem defenda que é indispensável. Afinal, que tipo de pão  podemos ou devemos comer?

Percorra a galeria e descubra.

Texto: Revista Maria

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top