Saúde e Bem-Estar

Toma banho da forma correta? Fique a saber aqui

20 Março, 2019

mulher banho

Sabe qual a temperatura adequada e a duração do banho? E de quanto deve ser o pH do gel com que se lava? Conheça aqui as respostas a estas e outras questões.

Para a maioria das pessoas, é impensável passar sem o banho diário, não só por uma questão de higiene, como forma de relaxamento. Contudo, vários estudos mostram que a maioria da população não o faz de forma correta, destruindo o microbioma da pele (camada de microorganismos que vivem à superfície da pele, funcionando como uma camada de proteção às agressões exteriores).

O microbioma ajuda a proteger a pele de agentes patogénicos, contribui para um pH equilibrado e gera a criação de nutrientes, enzimas e lípidos que são muito importantes para o funcionamento normal e saudável daquele que é o maior órgão do corpo humano. Quando o microbioma é afetado, são vários os problemas que poderão surgir, entre eles a dermatite atópica, psoríase, acne, erupções cutâneas, pele seca e descamada, inchaço ou vermelhidão facial e prurido.

Veja também: Judite Sousa: «Já estive muitos dias sem tomar banho»

Para que isto não aconteça, a dermatologista Helena Toda Brito esclarece que «os banhos devem ser curtos (menos de dez minutos), com água morna (rondando os 37º C), utilizando produtos de higiene suaves, que respeitem o pH da pele (à volta de 5,5 e sem sulfatos)». Na maior parte dos casos, o gel de banho que faz muita espuma e com muito perfume não é o melhor aliado da nossa pele. A seguir ao banho, «deve-se secar a pele suavemente com uma toalha, sem esfregar, e aplicar creme hidratante em todo o corpo».

Todos os dias: sim ou não?

Há cada vez mais estudos a desencorajarem o duche diário. Isto porque, dizem, demasiados banhos podem ser prejudiciais à pele. Contudo, isto é puro mito. Helena Toda Brito explica que «na maioria dos casos, não existe problema nenhum em fazê-lo todos os dias, desde que o banho seja feito da maneira correta». E continua: «apenas em situações muito específicas (por exemplo: pele muito seca ou eczema grave) está desaconselhado o banho completo diário, pelo risco de remover excessivamente os óleos naturais da pele, tornando-a mais seca e irritada.» Nestes casos específicos, «o banho completo deve ser alternado com lavagem dirigida à face, axilas, nádegas, genitais e pés nos dias em que não se toma o banho completo».

Para evitar a secura excessiva da pele, deve ser utilizado um produto de higiene suave durante o banho e um creme hidratante logo após o mesmo (idealmente, dentro de três minutos após o banho, ainda com a pele humedecida). Quanto à dúvida sobre se passar o corpo por água é, na maioria das vezes, suficiente, a dermatologista diz que fazê-lo só se for nas áreas mais secas (antebraços e pernas). Já nas zonas mais oleosas, como a face, tronco e genitais, é necessário utilizar um produto de limpeza.

Cuidados extra para crianças e idosos

De um modo geral, crianças e idosos têm uma pele mais seca e sensível, devendo ter um cuidado extra com os banhos. Para estas faixas etárias, os banhos devem ser sempre curtos e com água morna, utilizando produtos de higiene suaves, que limpem a pele sem a agredir. A especialista salienta ainda que «as crianças mais pequenas não necessitam de tomar banho completo todos os dias, sendo aconselhável no mínimo 1 ou 2 banhos por semana, embora o possam fazer desde que tenham em conta estes cuidados.»

Texto: Raquel Tavares

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0