Saúde e Bem-Estar

Um desporto para cada problema. Identifique o seu e vamos treinar!

25 Setembro, 2021

desporto desporto

Transforme o desporto no seu melhor aliado. Existem atividades físicas com capacidades terapêuticas, que podem aliviar muitos transtornos emocionais.

Nos dias de hoje, a saúde mental sofre de incertezas, acentuando patologias comuns e distúrbios psicológicos e por isso, para combatê-los, nada melhor do que praticar desporto. Está comprovado que a atividade física contribui para o bem-estar integral, principalmente se for acompanhada de hábitos alimentares saudáveis. Assim, conheça dez modalidades desportivas que combatem especificamente os dez principais transtornos que as pessoas enfrentam.

Ataques de pânico

Pilates
Com o intuito de reduzir os ataques de pânico em pacientes propensos, a prática do Pilates é recomendada. Ajuda a dominar o corpo e controlar os impulsos, além de proporcionar a capacidade de concentração.

Insónia

Corrida
Se sofre de noites em claro, atividades aeróbicas como a corrida melhoram a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos, ao relaxar o corpo e facilitando um melhor descanso.

Problemas de relacionamento

Dança de salão
Embora a prática de desporto a dois possa ser benéfica para o bom andamento da relação, qualquer forma de dança de salão é a melhor aliada. Elas encorajam o contacto físico e a coordenação mútua, podem ser divertidas e levam os participantes a se concentrar numa ação compartilhada e a não discutir.

Luto

Karaté
Para quem perdeu um ente querido e está de luto, pode ser benéfico praticar um desporto que ajude a libertar emoções. Desportos que requerem contacto, consciência corporal e expressão controlada de energia, como o karaté, podem ser úteis em algumas situações difíceis.

Ansiedade

Yoga
Antes de episódios repetidos de ansiedade, a prática de yoga é recomendada. Esta disciplina física e mental ajuda a controlar a respiração, alcançar a consciência corporal e administrar as emoções de forma positiva.

Falta de habilidades sociais

Jogos em equipa
Nestes casos, a prática de desportos coletivos é prescrita, pois contribui para a melhoria das relações sociais, como futebol, basquete ou voleibol. Nestas atividades
é fundamental ter o outro e comunicar-se com ele por meio de mensagens simples e claras que favoreçam a vitória juntos e fortaleçam os laços sociais.

Baixa autoestima

Andar de bicicleta
O exercício alivia os problemas de autoestima, pois favorece a produção de neurotransmissores relacionados ao prazer, relaxa, ajuda a descansar e a ter um corpo mais saudável e tonificado, o que contribui para a melhoria da autoestima. O ciclismo é um desporto muito completo, pois ajuda a queimar gordura e tonificar enquanto se diverte em companhia e com boa música.

Dificuldades com a solidão

Natação
Quando praticado individualmente, pode ser útil para pessoas que toleram mal ficar sozinhas ou não compartilham atividades e que desejam melhorar neste aspeto.

Depressão

Boxe
Para pessoas com transtornos depressivos, o boxe, seja num ringue ou contra um saco, alivia os sintomas da depressão ao fornecer grande quantidade de endorfinas, um estimulante natural do humor. Também promove a confiança e autoestima.

 

Deficit de atenção e hiperatividade (DAH)
Taichi
Requer um treino rigoroso, grande concentração e habilidades de coordenação e controle sobre o corpo. O desenvolvimento dessas capacidades pode ser benéfico na abordagem do transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.

 

Leia ainda:

JOÃO MARIA PINTO. ATOR DE ‘BEM ME QUER’ SOFREU FORTE DEPRESSÃO E FOI OPERADO DE URGÊNCIA À CABEÇA

 

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0