Saúde e Bem-Estar

Unhas curvas e dor na perna: Estes e outros sinais pouco conhecidos que afetam o coração

1 Outubro, 2022

Coração

A maioria das pessoas sabe que dor intensa no peito ou dificuldade em respirar pode ser um ataque cardíaco. Mas, há outros sinais que afetam o coração.

Muitas vezes, o coração dá sinais subtis, difíceis de associar com as doenças cardíacas. São sintomas pouco conhecidos ou que se confundem com outras questões comuns. Por isso, é importante estar atenta e dar a devida importância às mensagens que o corpo nos envia. Muito além das dores no peito, outros indícios podem sinalizar que tem algo de errado com a saúde do seu coração.

Sinais de alerta para o coração

Dor na perna ou anca ao caminhar
Embora, em geral, esta dor esteja associada a outras doenças, como artrite ou falta de exercício físico, também pode ser um sinal de má circulação.

Desejo constante de urinar à noite
A necessidade de ir à casa de banho várias vezes durante a noite acresce em homens com próstata aumentada e em mulheres com incontinência. Contudo, também pode ser porque, enquanto dorme, um coração fraco bombeia menos sangue para os rins, fazendo com que eles se encham de mais líquido.

Unhas curvas
Quando as unhas se curvam, elas tornam-se mais grossas e largas. Esse excesso de tecido é um sinal de que o oxigénio não está a atingir as pontas dos dedos adequadamente e, portanto, o corpo produz camadas de gordura em excesso.

Náuseas
Quando o coração tem problemas para bombear o sangue, o líquido pode acumular-se nos pulmões, abdómen e extremidades inferiores, o que pode causar náuseas e perda de apetite. Se a este sintoma se juntar dor no peito, ombro ou mandíbula, vá ao médico.

Inchaço do tornozelo
É frequentemente associado à acumulação de líquidos nas pernas, devido ao trabalho inadequado do coração. Quando afeta apenas uma perna, pode ser devido a uma infeção ou um coágulo sanguíneo.

Orelhas enrugadas
Este problema também é conhecido como sinal de Frank, porque foi o médico Sanders Frank quem descobriu que as rugas nas orelhas podem indicar um risco aumentado de aterosclerose, uma doença que causa a acumulação de placas de gordura nas artérias. É algo inusitado, mas se, principalmente, pessoas com mais de 55 anos apresentam este sinal, é motivo para levantar suspeitas.

Dificuldade em respirar ao deitar
Se uma pessoa tem problemas para “respirar” quando está deitada de costas, mas consegue respirar melhor ao sentar-se, pode ser um sinal de que tem líquido nos pulmões. Isso, por sua vez, pode ser indicativo de um mau funcionamento do coração. Outro sintoma preocupante é o ressonar.

Mau hálito
Não é apenas indicativo de falta de higiene bucal, pode estar ligado com doença gengival. Se as gengivas inflamarem e sangrarem, é mais fácil para as bactérias entrarem na corrente sanguínea, o que pode causar um ataque cardíaco.

Lábios azuis
É comum que, com o frio, os seus lábios fiquem azuis ou roxos. Se a temperatura não for a causa, os lábios podem não ter oxigénio
e isso pode ser um problema cardíaco.

Auréola na íris
O excesso de gordura pode ser visto nos olhos através de uma auréola que envolve a íris, e está relacionado com doenças coronárias.

Gastrite
Se nunca antes tinha sofrido de gastrite, ou começou a sofrer depois dos 55 anos, e a causa está relacionada não com a ingestão de alimentos, mas, pelo contrário, nalgum tipo de esforço ou atividade física, então deve consultar um médico.

Leia ainda: Caminhar na areia traz inúmeros benefícios à sua saúde. Exemplo? Perda de peso

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0