Saúde e Bem-Estar

As próteses mamárias mais leves… chegaram a Portugal

2 Março, 2019

São 30 por cento mais leves do que os implantes convencionais e na sua composição têm uma combinação de materiais que, além do silicone, possuem microesferas também usadas pela NASA. Quer saber mais? Venha connosco ao gabinete da Dra. Luísa Magalhães Ramos.

sChamam-se B-Lite e são até 30 por cento mais leves do que os implantes convencionais, não só porque reduzem a tensão gravitacional no tecido mamário como contribuem para resultados mais duradouros. O que, «traduzido por miúdos», significa que sendo mais leves com o passar dos anos não descaem tanto.

Microesferas de boro silicato

Esta inovação torna-se o avanço mais importante dos últimos 30 anos em matéria de
implantes mamários. Foram desenvolvidos por uma equipa de cirurgiões plásticos,  químicos, biólogos, cientistas e engenheiros que colaboraram para revolucionar a  experiência da mamoplastia de aumento e «lutar» contra o efeito da gravidade que contribui para o descaimento da mama com o passar dos anos.

Segundo os investigadores responsáveis por esta novidade, as próteses B-Lite foram  desenvolvidas para superar as limitações dos implantes mamários convencionais na minimização da tensão gravitacional. Ou seja, às próteses B-Lite foi aplicada tecnologia inovadora para que sejam muito mais leves, aumentando assim o conforto e bem-estar da mulher.

Na sua composição têm uma combinação única de materiais que, além do silicone, possuem microesferas de boro silicato inerte, ocas e de elevada pureza,  frequentemente usadas pela NASA (fonte: site oficial das B-Lite – www.b-lite.com) como uma solução de preenchimento leve, mas extremamente resistente. Para  percebermos se esta fórmula é, de facto, revolucionária, estivemos à conversa com a Dra. Luísa Magalhães Ramos, pioneira na utilização destas próteses em Portugal.

Quando uma mulher coloca próteses de silicone só pensa a curto prazo? Não equaciona que com o passar dos anos tudo descai, tudo mesmo…?

É comum a mulher pensar apenas no resultado que deseja obter no momento. Com frequência, mulheres chegam à consulta dizendo que desejam um peito exatamente igual ao de uma amiga que fez uma mamoplastia de aumento. Outras chegam com
uma ideia predefinida relativamente ao formato e tamanho de implantes que desejam, isto porque viram numa revista ou num website um «antes e depois» com um tamanho e formato. É uma situação absolutamente normal geralmente associada à falta de conhecimento. Cabe-nos a nós cirurgiões plásticos,ajudar a mulher a tomar
decisões conscientes que garantam melhores resultados e menor índice de complicações a longo prazo.

Força da gravidade com menos impacto

Até agora os implantes de silicone eram os mesmos há décadas. Que tecnologia é esta?
Os B-Lite aparecem com uma tecnologia avançada e de nova geração, o que os diferencia dos outros? Os implantes mamários surgiram na década de 60 e tem sido continuamente aperfeiçoados pelos fabricantes de forma a proporcionar melhores resultados e diminuir as complicações associadas a longo prazo. Os implantes B-lite surgem como a mais avançada tecnologia de implantes mamários dos últimos 30 anos. São implantes de última geração, até 30 por cento mais leves que os implantes de silicone convencionais. Garantem resultados mais duradouros e menor índice de complicações a longo prazo.

O facto de serem 30 por cento mais leves em comparação com os tradicionais garante melhores resultados?

À medida que envelhecemos, os tecidos que sustentam a mama perdem naturalmente a sua elasticidade. Quanto mais pesados forem os implantes, mais suscetível se tornará a mama à força da gravidade e maior será a probabilidade de descair. Implantes mais leves reduzem a força da gravidade sobre a mama proporcionado melhores resultados a longo prazo.

No caso de uma intervenção (neste caso colocar silicone B-Lite) poderá a recuperação ser mais rápida e menos dolorosa (uma vez que os tecidos não sofrem tanto com o peso)?

Tem-se observado uma relação entre as próteses B-Lite e uma recuperação mais rápida e menos dolorosa associada a um menor peso sobre os tecidos. Várias texturas
e tamanhos.

Estas próteses são diferentes ao toque?

Tal como nos implantes mamários convencionais, os implantes B-lite apresentam  várias texturas (lisos e texturizados) e também vários formatos (redondos e anatómicos) para se adaptarem as estruturas físicas e objetivos diferentes. A grande diferença está no interior dos implantes. As próteses B-Lite contém gel coeso e microesferas de B-Lite, um gel patenteado de silicone de elevada qualidade. Estas microesferas são as responsáveis por proporcionar implantes mais leves do que os utilizados até então.

A adaptação é mais rápida por serem mais leves?

Embora não seja o principal benefício dos implantes B-Lite, a adaptação poderá ser mais rápida sim.

Há um prazo de validade?

Ao tratar-se de uma prótese mais leve e ligeira, poderemos falar em resultados mais
duradouros pois os tecidos ficam sujeitos a menos peso e, consequentemente, a um menor efeito da gravidade (descaimento). Assim, a pele não sofre tanto com a flacidez.

As mulheres com uma vida agitada e que façam deporto (corrida, ou outros desportos que impliquem impacto) beneficiam ao colocar os B-Lite?

Sim. Se pensarmos que quando perdemos um ou dois quilos nos sentimos mais leves e ágeis, o mesmo acontece com o peso dos implantes. Não é por acaso que mulheres com peitos excessivamente grandes recorrem à mamoplastia de redução pela dificuldade que tem na prática de exercício físico e nas tarefas do dia-a-dia.

E nos casos específicos de maratonistas, assistentes de bordo e praticantes de mergulho?

Qualquer mulher pode fazer uma mamoplastia de aumento independentemente da sua profissão ou desporto que pratica. No entanto, em determinadas atividades  nomeadamente em desportos de alta competição, implantes muito grandes e pesados podem condicionar o desempenho. Isto torna os implantes B-Lite numa excelente alternativa para mulheres com vidas mais agitadas e exigentes fisicamente. Por outro lado, as microesferas B-Lite são extremamente fortes e resistentes, suportando  facilmente a pressão experimentada ao andar de avião ou fazer mergulho.

Cuidados a ter depois do implante
Na opinião da Dra. Luísa Magalhães Ramos, após a colocação de implantes mamários
há cuidados que devemos ter:

 Recuperação: uma a 2 semanas;

 Esforço físico/Exercício : após 4 semanas;

 Não conduzir durante 8 dias;

 Soutien pósoperatório: utilizar durante 4 semanas;

 Banda: utilizar durante 2 semanas

 Evitar fumar;

 Cumprir com o programa de fisioterapia.

Texto: Carla Silva Santos; CONTACTOS: LUÍSA MAGALHÃES RAMOS – Cirurgia Plástica
Avenida Miguel
Bombarda, 37 B, 1.º
1050-161 Lisboa
+351 21 099 9138
+351 91 078 0779
geral@lmrcirurgiaplastica.pt

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0