Amor e Sexo

Dores nas costas podem ser sinal de falta de sexo! Especialista explica tudo

7 Abril, 2020

Não lhe vamos falar de um problema, vamos apresentar soluções para que consiga continuar a fazer o que a vida tem de melhor: sexo!

Na televisão, quando há um anúncio de um medicamento que tem por fim a diminuição de dores nas costas, vê-se um casal a praticar desporto ou uma avó impedida de pegar no neto ao colo. Mas o problema da dor lombar e o que ela impossibilita passa por assuntos tão privados e delicados como o sexo.

De facto, quando estamos perante um episódio de lombalgia, o que menos nos apetece é termos relações sexuais, certo? Mas não somos caso único. De acordo com os estudos mais recentes publicados sobre este tema (mais concretamente no Journal of Physical Therapy Science) 37 por cento dos adultos com dor lombar acabam por ter algum tipo de dificuldade durante o sexo.

O terror das lombalgias

O que podemos, então, fazer? Uma das opções passa pela adoção de diferentes posições que salvaguardem a região lombar. Esta recomendação é especialmente relevante para quem sofre de doenças do disco, uma causa comum de dor na população adulta, e também entre jovens praticantes de desporto.

A lombalgia – dor na região da coluna lombar – pode ter diversas origens, estando associada a posturas incorretas, acidentes, doenças degenerativas e mesmo a stress e a desequilíbrios emocionais. A sua multiplicidade de fontes faz com que seja também uma das principais causas de dor em Portugal, sendo a sua prevalência maior junto das mulheres.

«Esta é uma realidade que, quando confrontada com os dados que a investigação nos tem sugerido, se torna particularmente reveladora da importância de uma relação honesta entre o doente e o seu médico assistente. As dificuldades sexuais provocadas por lombalgias são muitas vezes subestimadas devido a preconceitos existentes, acabando por ser assumidas como ‘normais’ ou ‘algo com que todos temos de viver’, em vez de se adotarem medidas que contribuam para as colmatar e garantir uma melhor qualidade de vida», esclarece Luís Teixeira, médico ortopedista e presidente da associação sem fins lucrativos Spine Matters.

Movimentos controlados

Familiarizado com a temática deste artigo, o médico alerta: «A insistência em más posturas e a ausência de estratégias adequadas à localização e origem da dor poderá resultar numa hiperpressão aplicada às estruturas articulares e musculoligamentares da coluna vertebral aquando do ato sexual.»

A solução passa pela prevenção e por gestos como: «A coluna vertebral move-se durante o sexo, pelo que um dos conselhos que costumo dar passa por sugerir que a pessoa controle o movimento e que utilize menos a coluna e mais os joelhos ou as ancas, mantendo a sua coluna o mais neutra e com a menor tensão possível para que possamos atuar contra o desconforto sentido de outra forma», remata o especialista.

Exercícios que previnem lesões durante a prática sexual

O médico ortopedista indica ainda alguns dos exercícios que pode adotar para prevenir algumas lesões durante a prática sexual:

Pilates

Cada vez mais usado como método para alinhar a coluna e fortalecer os músculos envolventes, o pilates requer resistência e equilíbrio, especialmente no que toca ao tronco e pernas, com o auxílio de aparelhos e/ou colchões, daí que seja um importante apoio para fortalecer a musculatura e prevenir algumas possíveis lesões.

Treino core

Exercícios de prancha com bola suíça são exercícios normalmente incluídos em aulas de ginásio tendo importância para o fortalecimento de músculos situados na região abdominal, aumentando, assim, a estabilidade lombar, e fazendo com que exista uma melhor gestão da sobrecarga do peso sobre a coluna.

Musculação

Em especial, as atividades destinadas aos membros inferiores permitem fortalecê-los de modo a que estes amorteçam os impactos prejudiciais à coluna.

Natação

Este desporto é importante por trabalhar várias partes do corpo, como pernas, abdómen, braços e pescoço. À medida que desenvolve todas estas zonas, são fortalecidos os músculos da área da coluna.

Veja também: Falta de sexo faz com que os homens sejam mais irritantes!
Texto: Carla da Silva Santos | Fotos: Pixabay

Leia a Maria sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0