Moda e Beleza

Cristina Ferreira, Miley Cyrus ou Dua Lipa: A cabeleireira dos famosos

26 Fevereiro, 2023

Joana Neves é a cabeleira dos famosos! Rumou para Londres aos 20 anos à procura do seu sonho: ser hairstylist de espetáculo, e já lhe passaram pelas mãos os cabelos de várias celebridades.

Joana Neves, 32 anos, é natural de Oliveira do Hospital e começou o seu percurso profissional fora de Portugal. A cabeleireira vive em Londres há 12 anos e já penteou várias celebridades. É embaixadora mundial da Schwarzkopf e agora dá cursos de forma a passar os seus conhecimentos, para os profissionais que queiram seguir o seu ramo, nos backstages, nas passagens de modelos, nas sessões fotográficas, entre outros.

Como é que surgiu a ideia de ser cabeleireira?
Na verdade, a minha mãe é cabeleireira há 45 anos, mas eu nunca quis ser, talvez até por essa proximidade que tinha com a profissão. No entanto, depois da experiência na universidade tive a oportunidade de ser modelo de cabelos num curso que foi feito por um distribuidor e, quando a minha mãe que era aquela a área que queria seguir.
Foi nessa altura que decidiu ir para Espanha?
Sim, foi com essa motivação, onde estive a viver dois anos, a tirar o curso de cabeleireira. Quando regressei a Portugal, comecei a dedicar-me mais à área da competição. Participei em várias, onde ganhei algumas medalhas de ouro, o que me deu motivação para continuar.

“Comecei a lavar cabeças”, diz a cabeleireira dos famosos

E como surgiu a oportunidade de ir para Londres?
Foi através de um cabeleireiro para quem eu trabalhava na altura. Decidi ir a Londres, a uma feira de cabeleireiros, e acabei por ir a uma entrevista para ir trabalhar para um salão. Eu não sabia falar inglês e por isso o início foi mais difícil, mas comecei novamente do zero. Comecei a lavar cabeças, a servir cafés.
Em que salão é que começou a trabalhar?
O meu percurso voltou a reiniciar-se no salão Windle and Moodie, mas ainda bem que assim foi, porque tive a oportunidade de aprender a língua de uma forma diferente e de mostrar o meu trabalho criativo, que já tinha apresentado nas competições, e aí queria mesmo que a companhia para a qual eu trabalhava percebesse que podia ajudar mais do que ser só assistente. O meu patrão ficou muito impressionado e apresentou-me a um sócio dele que me deu a oportunidade de fazer parte de uma equipa de estilistas. Aquele salão já era muito conceituado em Inglaterra. Posteriormente, começaram a aparecer muitos trabalhos ligados à área da moda, como a Burberry, por exemplo. Esse ramo funciona um bocadinho como os olheiros do futebol. Há sempre pessoas que tentam aliciar-nos para outras equipas, que nos querem levar para mais longe, viajarmos mais, fazermos mais trabalhos, porque percebem que realmente temos qualidade. Os meus companheiros de equipa começaram a chamar-me para trabalhar com outros artistas e comecei a viajar, e hoje em dia sou exclusiva de uma dessas equipas, a do Guido Palau, que é dos cabeleireiros mais importantes do Mundo. Através dele, viajo muito, penteio muitas celebridades, nas casas mais luxuosas do Mundo.
Com que celebridades já trabalhou?
Com muitas da música, atores, modelos… Com a Lady Gaga, David Beckham, Brian Adams, Adele, Claudia Schiffer, Grazi Massafera… Diariamente trabalhamos com muitas. Acaba por ser uma parte muito normal do meu trabalho.
Ficou com uma relação especial com alguma destas celebridades?
Todas elas acabam por ser especiais. Somos bastante profissionais, temos a noção que estamos ali para trabalhar e não para fazer amigos, e tentamos ao máximo que o nosso trabalho fique muito bem feito. Claro que, como lidamos com muita frequência com esses artistas e modelos, acaba por haver uma relação mais próxima, mas não propriamente pessoal.

“A Victoria Beckham é muito querida”

Lembra-se de alguma situação com uma celebridade que a tivesse marcado?
Por exemplo, quando penteámos a Lady Gaga, ela trouxe flores para todos os assistentes que participaram na produção dela durante o desfile da Marc Jacobs, e esse, por acaso, foi um dos primeiros gestos que alguém muito famoso fez que me tocaram imenso. Achei isso superbonito e guardo sempre esse momento.
A Victoria Beckham é uma mulher simpática?
É de uma amabilidade incrível. É uma pessoa supersimpática, apesar de mostrar ser mais fria e distante, mas é muito querida. Lembro-me de uma situação em que estávamos a fazer o desfile dela de uma coleção de verão e que, como é lógico, é apresentada no inverno, e estava muito frio no backstage, então ela foi buscar umas toalhinhas e começou a pôr nos ombros das modelos, porque elas estavam cheias de frio. Outra pessoa que eu gosto imenso é a Miley Cyrus, que é espetacular, supersimpática, muito descontraída, fala connosco, quer saber como é que estamos, dá-nos muita atenção.
Agora tem um novo projeto…
Tenho um programa educacional, que está direcionado para os cabeleireiros que queiram fazer parte deste mundo (do espetáculo), em que dou a formação e o conhecimento necessários para eles começarem a trabalhar nesta área. Tenho um curso que vou dar nos dias 23 e 24 de abril, em Aveiro. Também vamos estar nos dias 19 e 20 de março no Canadá, em Vancouver.

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: D.R.

 

Leia ainda: Bailarina portuguesa ao lado de Rihanna, no Super Bowl. Conheça Diana Matos

Chama-se Diana Matos, tem 34 anos, e brilhou ao lado de Rihanna no Super Bowl. Mas o currículo da bailarina portuguesa não se fica por aqui… (…continue a ler aqui)

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0