Nacional

«Supernanny»: Conceição Lino e Júlia Pinheiro criticadas por participarem em debate

23 Janeiro, 2018

O debate sobre o polémico programa foi moderado por Conceição Lino e contou com a participação da diretora de programas da SIC, Júlia Pinheiro.

Duas semanas depois da estreia, a estação de Carnaxide promoveu um debate em torno do programa «Supernanny». Júlia Pinheiro, Dulce Rocha, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Rosário Farmhouse, da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Cristina Valente, psicóloga, participaram na discussão moderada pela jornalista Conceição Lino.

O facto de a moderação estar a cargo de uma jornalista da casa e de Júlia Pinheiro, diretora da programas da estação de Carnaxide estar presente, foi amplamente criticado nas redes sociais.

Além das críticas à falta de isenção de Conceição Lino, também a posição de Júlia Pinheiro foi alvo de várias críticas pouco positivas.

 

O que foi dito no debate

Durante mais de uma hora, foram esgrimidos argumentos contra e a favor do formato. Rosário Farmhouse, da CNPDPCJ, argumentou que o programa contém risco de violação dos direitos das crianças. Afirmou que a família do primeiro episódio apresentou queixas e que a própria CNPDPCJ enviou queixa à ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Júlia Pinheiro, por seu turno, defendeu o programa. Afirmou que os pais foram alertados e que assistiram aos programas internacionais foram visionados por eles. A diretora de programas da SIC diz acreditar que as pessoas já perceberam que o objectivo é ajudar.

Dulce Rocha, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), disse que o que prejudica a criança não é o que se passa no programa, mas antes a exposição e a ampliação das situações. Explicou que os pais ultrapassaram os direitos pessoais e violam o direito indisponível, que só à criança dizem respeito. «Há crianças que sofreram esta exposição nos formatos estrangeiros que se suicidaram», afirmou a responsável pelo IAC.

Cristina Valente, psicóloga, defendeu que o formato é genericamente pedagógico para os pais do País.

A determinada altura do debate, Júlia Pinheiro comparou »Supernanny» a outros talent shows infantis (numa alusão à TVI, que atualmente transmite «Masterchef Júnior»). Rosário Farmhouse contrapôs:

«Mas essas crianças nunca foram filmadas a fazerem birras na sua própria casa.»

Leia aqui o resumo dos principais momentos do debate.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e SIC

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0