Atualidade

As heroínas portuguesas que vão lutar na Holanda pelo título europeu

18 Julho, 2017

A seleção portuguesa de futebol feminino alcançou um feito histórico e está a disputar pela primeira vez uma competição internacional

Pela primeira vez na história do futebol feminino português, uma seleção sénior portuguesa consegue apurar-se para a a fase final de uma competição internacional.

A competição tem início esta quarta-feira, dia 19, na Holanda, mas as jogadoras já se encontram a treinar desde domingo, dia 16.

Todas se mostram muito felizes pelo feito alcançado, mas foi um caminho difícil de atravessar. As publicações das jogadoras nas redes sociais são imensas e não poderiam estar mais orgulhosas do seu percurso.

A estreia da seleção portuguesa será contra a vizinha Espanha, seguido da Escócia (23 de julho) e Inglaterra (27 de julho).

Seleção na universidade

A carreira futebolística incerta leva estas mulheres a apostar na carreira académica. Mais de metade da seleção feminina tem um curso superior ou está a terminar a formação.

A aposta na faculdade tem como objetivo não só demonstrar que “existe vida para além do futebol”, mas também mostrar às novas gerações que tudo se consegue conciliar com esforço e dedicação.

Para além das diferenças entre homens e mulheres em termos salariais, o reconhecimento por parte do público tem aumentado e o interesse nesta vertente do futebol tem ganho cada vez mais peso no panorama nacional.

Diana Silva, avançada, estudante Ciências Farmacêuticas

“Às vezes torna-se um pouco exaustivo conjugar os estudos com o futebol.”

Matilde Fidalgo, defesa, estudante do 5º ano Mestrado Integrado de Engenharia de Energia do Ambiente

“Nunca faltei a um treino para estudar. Vou tentando arranjar tempo nos estágios para estudar e tempo nos estudos para treinar.”

Dolores Silva, médio, estudante Ciências do Desporto

“O papel dos pais é importante para que as jogadoras não desistam dos sonhos. Têm que apoiar para que estas não desistem nem dos estudos, nem do futebol”.

 


Parceria com a Barbie

Com a nova Barbie Jogadora de Futebol a chegar ao mercado nacional, a Mattel desenvolveu três bonecas inéditas que ofereceu a três elementos da Seleção Feminina de Futebol. Antes de partirem para o estágio na Holanda, Cláudia Neto, capitã de equipa, Ana Borges, avançada, e Diana Silva que também joga na posição de avançada, receberam as suas bonecas numa homenagem simbólica da Barbie a mulheres que se destacam nas mais diversas áreas, inclusive, nas consideradas predominantemente masculinas.

No primeiro ano em que a equipa nacional de futebol feminino se qualifica para o Europeu, a Mattel lança, por coincidência, a Barbie Jogadora de Futebol. Esta boneca surge no seguimento da campanha “Tu podes ser o que quiseres”, com a qual a Barbie tem vindo a incentivar as meninas a seguir, lutar e alcançar os seus sonhos, por mais que fujam à norma. A associação a estas jogadoras profissionais de futebol reforça assim a mensagem de “poder” que a boneca mais famosa do mundo quer passar às meninas.

 

Conheça algumas das jogadoras que vão representar o nosso país no Europeu na galeria.

 

Veja também:

 

Texto: Sara Savery

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0