Amor e Sexo

Consultório Maria: «Sofro de incontinência?»

13 Novembro, 2017

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda do psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita.

“Quando espirro ou tusso, deixo ‘escapar’ um pouco de urina. Será que sofro de incontinência urinária? Como posso ter certeza e como posso tratar o problema?” T.L. Lourinhã

As mulheres que tiveram um ou mais filhos por parto natural, as mulheres obesas, e as mulheres com idade superior a 50 anos, são aquelas que apresentam uma maior probabilidade de desenvolverem incontinência urinária. Mas isso não exclui do quadro as mulheres mais jovens, sem filhos e com peso normal. Exercícios de impacto, como corrida e musculação, bem como uma dieta desequilibrada, aumentam os riscos de incontinência urinária, pois tendem a enfraquecer o pavimento pélvico e a deixar a bexiga mais baixa.

O psicólogo aconselha: Uma vez que refere existir perda involuntária de urina, o seu caso pode, de facto, indicar o início de um quadro de incontinência urinária. Deverá falar com o seu médico de família e/ou ginecologista para saber se este é o seu caso. Se realmente tiver incontinência urinária, o tratamento mais comum é a fisioterapia, que envolve exercícios e práticas para fortalecer a musculatura genital. Nas situações mais graves, pode ser prescrita alguma medicação.

Veja mais notícias em destaque:

Cristiano Ronaldo anuncia nascimento de Alana Martina

Cristina Ferreira «despede-se» de Apanha se Puderes

Koutney Kardashian mudou de visual

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0