Saúde e Bem-Estar

Beba água e evite doenças: Os perigos da desidratação

13 Junho, 2021

água desidratação

Muitos dos males que relacionamos com a idade ou com doenças podem ter na realidade uma origem bastante mais simples e fácil de evitar: a desidratação.

Dizem que somos o que comemos, mas somos sobretudo o que bebemos. Sem água não há vida, mas com pouca água não há saúde. A água é fundamental para reações químicas que acontecem no corpo e, sem se dar conta, ao ingerir menos líquidos do que é suposto (desidratação) está a pôr em causa o bom funcionamento do seu organismo. Sente‑se cansada, tem prisão de ventre, pressão arterial alta ou está a ganhar peso? Pode não estar a precisar de ir ao médico, mas apenas de se hidratar melhor.

Asma e alergias

Para conservar o máximo de água possível, o seu corpo restringe as vias respiratórias, diminuindo a perda de humidade através da respiração. O problema é que essa ação também aumenta os efeitos nefastos do agentes alérgenos presentes no ar.

Problemas digestivos

A falta dos minerais presentes na água, como o cálcio e magnésio, pode provocar gastrites, úlceras e refluxo gástrico.

Prisão de ventre

Sem a correta quantidade de água, as fezes movimentam‑se com maior dificuldade através do intestino.

Aumento de peso

Parece um contrassenso, mas não é. Para compensar a falta de energia a nível celular devido à falta de água no organismo, existe a tendência para ingerir alimentos muito calóricos.

Pele atópica

Sendo o maior órgão do corpo humano, é lógico que a desidratação se note com maior facilidade na pele. A falta de água provoca dermatites, psoríase, envelhecimento prematuro e rugas.

Problemas renais

Grande parte da água é eliminada pela urina, depois dos rins filtrarem as impurezas e toxinas presentes no sangue. O problema é que, se não ingerir água suficiente, está também a acumular bactérias e toxinas, ficando mais suscetível a infeções e inflamações.

Colesterol

O organismo produz mais colesterol quando está desidratado, para tentar conservar o máximo de água nas células.

Tensão alta

O sangue é composto por 92 por cento de água. A desidratação torna‑o mais espesso, o que causa resistência no fluxo sanguíneo. Para compensar, a pressão arterial aumenta significativamente.

Leia ainda:

Escolha os sapatos certos e evite problemas de saúde. Os pés agradecem

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0