Diário de Maria

Consultório Maria: «Não usa preservativo»

6 Dezembro, 2017

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda do psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita.

“Sou homossexual e há cerca de um mês conheci um rapaz na internet. Quando nos conhecemos pessoalmente ele disse-me que gostaria de fazer sexo comigo, mas não usa preservativo. Disse-lhe que só faria sexo desprotegido se fizéssemos análises às doenças sexualmente transmissíveis. Ele ficou ofendido e disse-me que o estava a tratar como um doente, que eu era louco e que esse tipo de medos não faz sentido neste século … Será assim tão disparatado o meu comportamento?” T.T. Seixal

Um homem (ou mulher) com vida sexual ativa, que se preze, e que tenha o mínimo de cuidado com a sua saúde, faz exames médicos com regularidade.

O psicólogo aconselha: Em primeiro lugar é importante referir que a sua saúde é mais importante que qualquer relação sexual. A atitude que teve demonstra que se ama e cuida de si. Quando um dos parceiros se mostra renitente em avaliar o estado de saúde, só restam duas alternativas: ou se usa preservativo ou não se tem sexo! Veja as coisas desta forma, se ele não se mostrou recetivo, em fazer sexo com preservativo, é porque terá esse comportamento com outros homens. No fundo, tal como diz o ditado “quem não deve não teme”, pelo que a atitude desse rapaz poderá levantar a suspeita que terá regularmente comportamentos de risco. Parabéns pela sua atitude e por não ter cedido à pressão.

Leia mais notícias em destaque:

KEN HUMANO EM LISBOA PARA APRESENTAR FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO?
LOURENÇO ORTIGÃO PERDE A PACIÊNCIA NAS GRAVAÇÕES E REAGE
DAVID CARREIRA «AMEAÇA» A IRMÃ SARA CARREIRA
FÁTIMA LOPES PARTE NUMA NOVA AVENTURA

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0