Diário de Maria

Consultório Maria: “Tem-se tornado muito agressivo”

1 Fevereiro, 2018

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda do psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita.

“Estou casada há 2 anos com um marido que desde muito cedo se mostrou muito tempestivo. Acontece que, nos últimos meses, ele tem-se tornado muito agressivo, e explode por qualquer coisa. Por vezes atira coisas ao chão e empurra-me contra a parede. Tenho medo dele mas, apesar de tudo, ainda o amo. O que devo fazer?” J.V. Lourinhã

A violência doméstica é considerada crime público, pelo que qualquer pessoa é responsável por denunciar, casos deste tipo, se forem do seu conhecimento.

O psicólogo aconselha:

Já lá vai o tempo em que se dizia que “entre marido e mulher não se mete a colher”. Isto quer dizer que se não se sente preparada, para denunciar esta situação, diretamente às autoridades, poderá fazê-lo de forma anónima ou pedir a alguém que o faça por si. Procure entrar em contacto com alguma associação de apoio (por exemplo a APAV) e, mediante a especificidade do seu caso, será informada sobre o que pode fazer. É importante que não permita que os comportamentos do seu marido se repitam. Uma mente saudável não desrespeita nem humilha, mas também, não aceita desrespeitos ou humilhações. Por muito que possa amar esse homem, o mais importante é que se ame a si e isso implica não aceitar comportamentos e atitudes abusivas.

Esta secção é para si e para a sua companheira. Escreva-nos para Revista Maria, Apartado 80, 2711-997 Sintra ou para o e-mail: maria@impala.pt. O psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita responde.

Leia mais notícias em destaque:

LAURA E MICKAEL LEVAM A FILHA A EVENTO PÚBLICO E CRISTINA FERREIRA REVELA A FOTO
DÁLIA MADRUGA RESPONDE A CRÍTICAS DE CLÁUDIO RAMOS
GEORGINA RODRIGUEZ SURGE COM CORPO INVEJÁVEL DUAS SEMANAS APÓS SER MÃE
FAMÍLIA DE BELMIRO DE AZEVEDO CHORA DUAS MORTES NO MESMO DIA

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0